Início Cidades Eixos de Economia, Saúde e Mobilidade colocam Barueri entre melhores do Ranking...

Eixos de Economia, Saúde e Mobilidade colocam Barueri entre melhores do Ranking Connected Smart Cities

668
0
A administração municipal credita bom posicionamento aos investimentos promovidos na cidade - Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

Um estudo elaborado anualmente pela Urban Systems coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes e, ao final, apresenta o Ranking Connected Smart Cities (algo como “lista das cidades inteligentes conectadas”) que, neste ano, em sua 8ª edição, foi finalizado no mês de outubro com dados alusivos a 2021.
O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. Ao todo, são coletados dados de 11 eixos temáticos. São eles: Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Energia e Saúde que, ao final, criam o ranking geral. O estudo mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.
Das cidades da região Oeste da Grande São Paulo, Barueri ganhou destaque em três eixos temáticos, ficando em 2º lugar em Economia; em 3º na área da Saúde e na 8ª posição em Mobilidade. Na somatória de todos os índices, Barueri ocupa a 11ª posição entre todas as cidades do Brasil no Ranking Connected Smart Cities 2022 liderado pela cidade de Curitiba, Capital do Paraná.

INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Barueri avalia que o posicionamento no ranking “é fruto dos investimentos realizados nos últimos anos na cidade”. Mesmo que o estudo não aponte necessariamente que se trata das “melhores cidades”, ele mostra que os mais de 300 indicadores avaliados são integrantes do “desenvolvimento econômico sustentável utilizado em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios”.
Numa leitura mais aprofundada do ranking, no eixo de Economia, por exemplo, Barueri, encaixada na faixa de 100 a 500 mil habitantes, fica atrás somente da cidade de São Paulo, em 1º lugar, na categoria acima de 500 mil habitantes.
Também aí a avaliação da administração municipal de Barueri leva para índices dos últimos anos, que apontam crescimento de 8,44% no número de empregos na cidade; de 2,21% no número de empresas e a relação de 1,49 empregos por habitante em idade economicamente ativa.
No eixo da Saúde do Ranking Connected Smart Cities, onde Barueri ficou em 3º lugar, nove indicadores foram avaliados, como Cobertura Populacional de Atenção Primária à Saúde; Mortalidade Infantil; Agendamento On-line de Consulta na Rede Pública; Despesas com Saúde; Relação Médico/Habitantes e Leitos/Habitantes. Nesse quesito, Barueri ficou atrás de Belo Horizonte (MG) e Balneário Camboriú (SC).
Por fim, os indicadores utilizados no recorte de Mobilidade do ranking, onde Barueri ficou em 8º lugar, foram: Semáforos Inteligentes; Idade Média da Frota de Veículos; Outros Modais de Transporte de Massa; Mortes no Trânsito; Relação Ônibus/Automóveis e Automóveis / Habitantes.
Ranking geral, Curitiba (PR) ficou em 1º lugar; seguida de Florianópolis (SC) em 2º e São Paulo (SP) em 3º lugar. O melhor posicionamento das cidades da região coube a Barueri, na 11ª colocação, que teve ainda Santana de Parnaíba em 22º lugar; e Osasco na 45ª posição.