Banco de Alimentos de Osasco contabiliza novas parcerias e recorde na captação de alimentos no ano passado
A Prefeitura de Osasco divulgou no final de semana passado que, no ano de 2022, seu Banco de Alimentos, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, arrecadou 1.427.440,40 kg de alimentos perecíveis, não perecíveis e produtos diversos, ou seja, mais de 1,4 mil toneladas, registrando assim um recorde anual nesse processo arrecadatório. “Os dados constam no Relatório Técnico de Atividades (RTA), encaminhado ao Ministério da Cidadania”, informou o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura e secretário executivo do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco, João Perez.
A administração municipal trata o programa como um dos maiores do país no combate ao desperdício de alimentos, combate à fome e desnutrição, considerando-o como equipamento de referência em termos de segurança alimentar e nutricional. Semanalmente, de acordo com dados oficiais, são atendidas 85 entidades sociais e instituições de acolhimento pelo Banco de Alimentos de Osasco. Já a média de famílias atendidas por semana gira em torno de 3 mil a 3.200 famílias, ou seja, aproximadamente 9 mil pessoas beneficiadas semanalmente com alimentos saudáveis. Foram mais de 120 mil kits ou cestas distribuídas em 2022.
AVANÇOS
Osasco integra o Conselho Gestor Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, órgão de assessoramento do Ministério da Cidadania e em 2022 participou do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. O ano também registrou ampliação de parcerias, com mais de 15 empresas locais e da região apoiando o Banco de Alimentos de Osasco.
Ainda em 2022, de forma inédita, o Banco de Alimentos promoveu o programa Hortas Pedagógicas, em conjunto com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, iFood, Prato Verde Sustentável e Pé de Feijão (negócios de impacto social) e Secretaria de Educação. A proposta foi implantar hortas agroecológicas nas escolas, como instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, a fim de promover hábitos alimentares saudáveis e fortalecer a relação com o meio ambiente.
Também no ano passado foi realizado na cidade o Seminário de Segurança Alimentar do Estado de São Paulo – A inovação e o futuro na luta contra a fome – com a presença da ONU, diversas empresas do ramo de alimentação, entidades sociais e universidades.
Outro avanço apontado pela administração foi a adesão de Osasco, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do município, ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação urbana e pela primeira cooperação (internacional) do município com a ONU, em 19 de outubro. O acordo foi firmado durante o seminário “A Inovação e o Futuro na Luta contra a Fome”, promovido pela Prefeitura e assinado pelo prefeito Rogério Lins (Podemos). Na ocasião, o chefe do Executivo destacou: “O Banco de Alimentos é uma política pública extremamente assertiva que, através do apoio de nossos parceiros e a sociedade civil organizada, tem alcançado muitas famílias. Integrar o Pacto de Milão nos deixa muito contentes. Estamos cumprindo nosso propósito de avançarmos economicamente como cidade, mas também de avançarmos em sustentabilidade e em ações sociais que possam impactar na melhoria de vida das pessoas”.
O Banco de Alimentos de Osasco fica na avenida General Pedro Pinho, 1340, Vila Pestana. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 94148-1487.