Já em sua primeira semana que deveria ser completa, o mês de abril de 2023 oferece à população brasileira o seu primeiro feriado nacional deste mês, celebrado nesta Sexta-Feira Santa, dia 7. Para os servidores públicos, de forma geral, a semana é ainda um pouco mais “santa” que o normal, já que grande parte deles também não cumprirá expediente nesta quinta-feira, dia 6 de abril.
A Páscoa, como a maioria sabe, é dedicada à celebração da ressurreição de Jesus Cristo, crucificado justamente na sexta-feira, razão pela qual os cristãos no mundo todo celebram as duas datas como as mais importantes de seu calendário. O Brasil, por ser um país predominantemente cristão e católico, decreta feriado nacional na sexta-feira e não o faz na Páscoa justamente por ser um domingo.
A comunidade católica, em geral, trata toda a semana anterior, desde o domingo que a antecede, chamado de Domingo de Ramos, como pertinente às celebrações, mas reserva as principais cerimônias às suas respectivas comunidades, sem que haja a decretação de feriado nos outros dias.
Para o funcionalismo público em geral, a chamada quinta-feira de Endoenças é passível de mais um feriado ou, ao menos, que se decrete ponto facultativo para que o expediente não ocorra e o feriado possa ser ainda mais prolongado.
Na região Oeste da Grande São Paulo é o que ocorrerá nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, seis das sete cidades onde não haverá expediente oficial. A rigor, somente em Itapevi o ponto facultativo não foi decretado e haverá expediente normal nas repartições públicas nesta quinta-feira, 6.
Depois disso, em todas elas o expediente voltará ao normal na segunda-feira, dia 10; com a maioria já contando os dias para o próximo feriado, dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes. Pelo menos por decreto, não se vislumbra que alguma das cidades da região vá também aproveitar essa data para novo prolongamento de feriado.
O QUE FUNCIONA?
Considerando-se o feriado desta semana mais prolongado, pelo menos as prefeituras de Osasco e Barueri divulgaram notas sobre o que funcionará em caráter excepcional para que a população não fique totalmente desguarnecida em relação aos serviços públicos.
Em Osasco, os serviços considerados “indispensáveis” pela administração pública e que funcionarão normalmente são a Guarda Municipal, Demutran. Samu, Defesa Civil, Hospital Municipal Antônio Giglio, Maternidade Amador Aguiar, Prontos-Socorros, UPAs, PPAs e Serviços de Acolhimentos Institucional.
Em Barueri, o feriado do dia 7 e o ponto facultativo do dia 6 atingem, inclusive, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ganha Tempo. Entretanto, no município, funcionarão normalmente os prontos-socorros municipais, a Farmácia Municipal, a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal e Defesa Civil; o Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). O Centro de Diagnósticos, no Jardim Tupanci, atenderá nesta quinta-feira, 6; mas fechará na sexta-feira, 7.
Ainda em Barueri, os parques Dom José, na Vila Porto; Ecológico do Tietê, em Alphaville; e Recreativo Taddeo Almeida Cananéia da Silva, no Parque Imperial, funcionam todos os dias, inclusive no feriado.