Palmeiras e Água Santa decidem Paulistão na Arena Palestra
Time de Diadema surpreendeu o Verdão, em Barueri, e poderá fazer a festa pelo primeiro título estadual ainda ao término do tempo regulamentar se não perder ou vencer o jogo da volta, agora, como visitante
Por Marcelino Lima
O atual campeão Palmeiras e o Água Santa decidirão neste domingo, 9 de abril, qual clube levantará a taça do Campeonato Paulista de futebol da Série A1. O jogo que apagará as luzes deste Paulistão 2023 está marcado para começar às 16 horas, na Arena Palestra. O Verdão terá o incentivo do torcedor para tentar em seu reduto reverter a derrota por 2×1 amargada na Arena Barueri, no domingo, 2. Com esse resultado favorável, o Netuno quebrou a invencibilidade que o adversário sustentava na temporada e com apenas um empate levará o inédito título estadual para Diadema.
Para impedir a festa adversária e pela 25ª vez protagonizar a volta olímpica, o onze esmeraldino necessitará vencer por dois ou mais gols de vantagem: com qualquer outro escore favorável durante o tempo regulamentar, mas também com apenas 1 gol de diferença, ainda precisará ser mais eficaz em cobranças de penalidades.
NOVORIZONTINO E PONTE PRETA FAZEM A FESTA
O torneio da Série A2 também chegará ao fim neste final de semana após o segundo duelo entre Ponte Preta e Novorizontino, programado para Campinas, onde a bola estará em jogo a partir das 15 horas deste sábado, 8 de abril. Os finalistas eliminaram VX de Piracicaba e Noroeste e já disputaram o primeiro jogo do confronto na noite de quarta-feira, 5, quando esta edição foi fechada e o placar não pôde ser anotado.
O regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) reza que, em caso de uma vitória para cada lado repetindo o mesmo saldo de gols registrado no estádio Jorge di Biasi, em Novo Horizonte, o embate no Moisés Lucarelli se estenda até que se apure um vencedor em tiros da marca da cal.
Qualquer que seja o resultado, no entanto, ambos os protagonistas da final já estão festejando, pois adquiriram o direito de ascender à elite do Paulistão em 2024.
‘LENHA PARA QUEIMAR’
A Série A3 ainda tem bastante “lenha para ser queimada” antes da definição dos clubes que em 2024 subirão como campeão e vice para a A2. Neste sábado, 8/4, quatro jogos movimentarão a 4ª das 6 rodadas válidas pelas quartas de final: Desportivo Brasil x União Suzano e EC São Bernardo x Matonense, a partir das 15 horas; São José x Grêmio Prudente e Marília x Capivariano, a partir das 19 horas. A quinta e penúltima rodada transcorrerá toda na quarta-feira, 12/4, quando a tabela prevê União Suzano x Grêmio Prudente, Matonense x Capivariano, EC São Bernardo x Marília e Desportivo Brasil x São José, todos às 15 horas.
São Bernardo e Capivariano colideram o grupo A com 5 pontos cada e Marília e Matonense somam 3 cada. O Grêmio Prudente, com 7, dá as cartas no B e o São José tem 4. Desportivo Brasil e União Suzano vêm em seguida com 3. Esses números se estabeleceram com os resultados da 3ª rodada da 2ª fase: Matonense 1×0 São Bernardo, Grêmio Prudente 2×2 São José, União Suzano 1×0 Desportivo Brasil e Capivariano 3×0 Marília.