Início Cidades Central Hidrelétrica de Pirapora passa por obra de concretagem do talude

Central Hidrelétrica de Pirapora passa por obra de concretagem do talude

248
0

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) iniciou as obras de concretagem de enrocamento no talude localizado à margem esquerda do rio Tietê, à jusante da Casa de Força da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pirapora, estrutura operada pela empresa no município de Pirapora do Bom Jesus.
O serviço, segundo a Emae, é necessário devido às altas vazões de água que passam pelo local nos períodos de chuva, que podem danificar a estrutura do talude, terreno inclinado cuja função é sustentar e dar estabilidade ao solo.
Durante o serviço de recuperação, estão previstos a aplicação de concreto bombeado com resistência característica à compressão de 20 MPa (Mega Pascal), maior impermeabilidade, durabilidade, baixo calor de hidratação, maior resistência à expansão por Reação Álcali Agregado (RAA) e resistência a sulfatos.
A previsão é que a obra seja finalizada já no próximo mês de junho.
A Pequena Central Hidrelétrica Pirapora, localizada em Pirapora do Bom Jesus, no rio Tietê, é uma usina da Pirapora Energia S.A., subsidiária integral da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A (Emae), que entrou em operação comercial em dezembro de 2014.
O projeto da PCH Pirapora conta com um sistema de captação que desvia a água por um túnel até a Casa de Força, local onde duas turbinas são acionadas para a geração de energia. A usina possui duas unidades geradoras com potência instalada de 12,5 MW, totalizando 25 MW de potência instalada.
A Emae é uma empresa de capital aberto, cujo controle pertence ao Estado de São Paulo.