Início Cidades Simbolismo do ‘Beco do Canguru’ é contar quantidade de crianças acolhidas institucionalmente...

Simbolismo do ‘Beco do Canguru’ é contar quantidade de crianças acolhidas institucionalmente em Osasco

484
0
O prefeito Rogério Lins enalteceu que o local, além de ser um “marco” para a cidade, pode se transformar num ponto turístico - Foto: Caio Henrique

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco inaugurou na quarta-feira da semana passada, dia 31 de maio, o “Beco do Canguru”, instalado na viela Antônio Moraes, na Vila Campesina. O local foi revitalizado e recebeu guarda-chuvas e grafites traçando o serviço de acolhimento familiar com diferentes interpretações, estilos e linhas artísticas, além de paisagismo e bancos para descanso.
A entrega do novo espaço coincidiu com o Dia Internacional do Acolhimento Familiar (World Foster Day) e, na ocasião, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), também sancionou o Projeto de Lei de autoria da vereadora Elsa Oliveira (Podemos), que institui o “Dia Municipal da Família Acolhedora”.
O “Beco do Canguru” recebeu uma cobertura de guarda-chuvas brancos e outros na cor laranja. Segundo a Prefeitura, o branco simboliza o número de acolhidos em serviços de acolhimentos institucionais para crianças e adolescentes; enquanto o laranja simboliza o número de acolhidos em serviço de acolhimento familiar. O objetivo é retratar os dois serviços no município, sendo que os números serão atualizados semestralmente. Atualmente, de acordo com a administração municipal, 97 crianças estão nos serviços de acolhimento institucionais e outras 20 em famílias acolhedoras.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância do propósito do “Beco do Canguru”. “Este novo espaço certamente vai virar um ponto turístico e um marco. Aqui nós temos duas cores simbolizadas, a cor laranja no guarda-chuva representa as crianças que sofreram maus tratos e estavam em abrigos, mas que foram acolhidas por famílias do Serviço Canguru. São famílias que acompanham seu dia a dia, oferecendo amor, carinho e segurança. Já os guarda-chuvas brancos indicam quantas crianças continuam nos nossos abrigos. Nossa meta em Osasco é que esse Beco fique todo na cor de laranja”.
Para o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, além de muito especial, o espaço é uma forma de divulgar o trabalho do serviço de acolhimento familiar. “Nossa meta é ampliar o número de guarda-chuvas laranja porque o amor é a palavra de ordem”.

CUIDADO INDIVIDUALIZADO

O serviço de acolhimento familiar foi implementado pela Prefeitura de Osasco em novembro de 2019. Trata-se de uma política pública que proporciona cuidado individualizado a crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias por decisão judicial. Essas crianças e adolescentes vão morar temporariamente na casa da Família Acolhedora até que possam ir para uma família de forma definitiva, seja o retorno à família de origem (pais), extensa (parentes) ou adoção.
A mascote do serviço é um Canguru, fazendo referência ao fato de que, assim como o marsupial, as famílias acolhedoras protegem as crianças e adolescentes que acolhem temporariamente até que se desenvolvam.