Durante a sessão da Câmara Municipal de Osasco da quinta-feira da semana passada, dia 21/9, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 02/203 que reconhece o cachorro-quente como patrimônio cultural e imaterial do município. A proposta e de autoria conjunta dos vereadores Cristiane Celegato (Republicanos) e Michel Figueredo (Patriota), que buscam apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais da cidade.
O cachorro-quente ou “Dogão de OZ”, como é popularmente chamado, representa um dos elementos de identidade da cultura de Osasco, amplamente conhecido nacionalmente, o que motivou a apresentação do PL. O patrimônio cultural e imaterial está relacionado a práticas e domínios da vida social, como saberes, celebrações, formas de expressão, ofícios e modos de fazer. A cidade de Osasco é conhecida como a “capital do cachorro-quente”. Cerca de 200 carrinhos licenciados pela Prefeitura trabalham com a comercialização do sanduíche.
Com a aprovação em segunda discussão, o PL segue para as mãos do prefeito Rogério Lins (Podemos) para avaliação e possível sanção. Caso ele aprove o projeto, o próximo passo é a criação de um “inventário histórico” do assunto para encaminhamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – órgão federal que determina ou não a declaração de patrimônio cultural.
Início Política Regional Legislativo osasquense aprova projeto que reconhece cachorro-quente como patrimônio cultural do município