Maestro João Carlos Martins e programação natalina marcam aniversário de emancipação de Jandira
Um show com o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica, realizado no domingo, dia 1º de dezembro, marcou o início das comemorações de aniversário de emancipação político-administrativa do munícipio de Jandira.
A cidade “Favo de Mel” completará, oficialmente neste domingo, 8, 56 anos de autonomia. No dia da efeméride, uma agenda oficial e festiva começará a ser cumprida às 9 horas, horário da sessão Solene marcada para a Câmara Municipal com a presença de autoridades e convidados.
Mais tarde, a partir das 16 horas, a Prefeitura irá inaugurar o “Natal Encantado de Jandira”, com decoração tradicional e elementos de época, promovendo a chegada do Papai Noel. Além disso, há outras atrações programadas, como, por exemplo, o Coral Natalino; um show com as princesas da Disney e um bolo de aniversário que será oferecido à população.
Todas as atividades serão abertas ao público e realizadas na praça Anielo Gragnano, a praça Central de Jandira.
HISTÓRIA E
ATUALIDADE
De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jandira possui, atualmente, 124.937 habitantes. Ocupa 17,5 quilômetros quadrados a Oeste da Capital e é cortada pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), atualmente Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O apelido “Favo de Mel” deve-se à origem Tupi- Guarani e o nome Jandira significa “abelha melífera”, já que nessa região o inseto era encontrado com facilidade.
A bordo de um trem da estrada de ferro, chegou ao local o italiano Henrique Sammartino. O pioneiro adquiriu em 11 de abril de 1912 terras de Nicola Beneducci e Miguel Samarone e as batizou de Sítio das Palmeiras, em alusão à existência de árvores desta espécie no lugar.
Em 1925, a EFS inaugurou um posto de abastecimento de carvão no quilômetro 32 da via férrea. Em 20 de março de 1931, um posto telegráfico possibilitou formar o embrião da pequena Vila Jandira, então anexa ao município de Cotia. Nos anos de 1950, Jandira foi elevada a distrito de Cotia. Em 25 de janeiro de 1951, a União Pró-Jandira, entidade recém-criada, passou a atuar pela emancipação do distrito. Em 1958, houve um movimento de fusão de Jandira a Barueri, escorado pela lei 170/58, de 28 de abril de 1958, chamada de lei Quinquenal. A União Pró-Jandira, entretanto, manteve suas metas até conseguir, em 8 de dezembro de 1963, conquistar a autonomia.
A decisão terminou corroborada por plebiscito em 28 de fevereiro de 1964, homologado pelo então governador Adhemar de Barros e esta passou a ser considerada como a data de fundação oficial do município. Pouco mais de um ano se passou quando, em 7 de março de 1965, Oswaldo Sammartino, filho de Henrique Sammartino, tomou posse como primeiro prefeito.
Atualmente, Jandira é administrada pelo prefeito Paulo Barufi (PTB), que foi eleito em 2016 com mais de 48% dos votos válidos. A Câmara Municipal conta com 13 vereadores e é presidida por Rogério da Silva Batista, o Gério Cabeleireiro (MDB).