Início Cidades Osasquenses assinam Termo de Recusa e vão para o final da fila...

Osasquenses assinam Termo de Recusa e vão para o final da fila da vacina

774
0
As vacinas ofertadas no país foram testadas e aprovadas

A Prefeitura de Osasco divulgou nesta semana que, desde que entrou em vigor a Portaria Interna da Secretaria de Saúde (nº SS41/2021), que coloca no final da fila as pessoas que se recusam a receber a vacina contra a Covid-19 disponibilizada, 158 munícipes já teriam assinado o Termo de Recusa. Quando o munícipe recusa a vacina e não quer assinar o Termo, dois profissionais da Saúde assinam como testemunhas.
A portaria, publicada na Imprensa Oficial do Município de Osasco em 14 de julho, visa reduzir a recusa, já que as vacinas usadas no Brasil – Coronavac, Janssen, AstraZeneca e Pfizer – foram testadas, comprovadas e aprovadas, e todas garantem a eficácia contra a doença, reduzindo as internações e mortes em decorrência da Covid.
Com isso, a Prefeitura de Osasco segue o exemplo de diversos outros municípios brasileiros, combatendo os chamados “sommeliers” de vacinas, que escolhem o imunizante na hora do procedimento; tentando com isso aumentar o número de pessoas vacinadas independentemente da marca disponibilizada do imunizante.
Para tanto, a administração municipal disponibilizou nesta semana – até esta sexta-feira, 6/8 – dois “mega pontos” de vacinação, que funcionam até as 17 horas no Geodésico (Cidade das Flores) e no Sesi (IAPI), mediante agendamento na Central 156 (3651-7080) ou pelo App 156 Osasco.
Nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção ao Idoso, o público atendido é de 29 anos+ e segunda dose. Também é necessário agendamento para tomar a vacina no período da manhã. À tarde, as unidades de saúde atendem livre demanda mediante senhas. Já neste sábado, 7/8, acontece mais um drive-thru no estacionamento da Prefeitura, das 9 às 16 horas, para atender as pessoas com 24 anos+. Para vacinar-se no drive-thru também é preciso agendamento na Central 156 (3651-7080) ou app 156 Osasco.
Qualquer que seja o local escolhido pelo munícipe para receber a vacina, ele deve fazer o pré-cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br e apresentar, no momento da vacinação, um documento com foto e comprovante de endereço.