Início Política Regional Tonho prefeito de Santana de Parnaíba. Vitória de quem?

Tonho prefeito de Santana de Parnaíba. Vitória de quem?

1235
0

O atual prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), talvez até já tivesse feito a escolha com boa antecipação, mas demorou para divulgar quem iria apoiar para sua sucessão, já que não podia se reeleger no pleito do último dia 15. Enquanto não se manifestava oficialmente, uma lista interminável de nomes foi tomando conta do noticiário, entre secretários municipais, empresários e tantas outras personalidades cogitadas para assumir a disputa em nome da atual administração.

Um nome que pouco era citado foi justamente o escolhido de Elvis, o vereador por dois mandatos e ex-presidente da Câmara Municipal (entre 2017 e 2018), Marcos Tonho, também do PSDB.

Por ter sido pouco cogitado, um clima de certa incredulidade tomou conta dos bastidores da política local, que baseava todo o trabalho a vir pela frente numa única expectativa: teria Elvis, depois de sete anos de poder, credibilidade suficiente para eleger seu sucessor? Afinal, na disputa se apresentava até o ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD) que, acreditando nessa possibilidade de “vácuo” do poder, alimentava esperanças de retomar a Prefeitura.

Não obstante o fato de Silvinho ter sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, com os votos obtidos em situação ainda “sub judice”, Elvis, Tonho e companhia não ligaram para as possíveis adversidades e conseguiram o resultado necessário para a vitória, com 53,16% dos votos válidos.

Pode ser considerada uma vitória do atual prefeito Elvis Cezar? Sim, pode ser. Tonho tem lá também seu quinhão de participação nos votos obtidos, afinal é vereador de dois mandatos, tendo sido, inclusive, presidente da Câmara.

Nota-se, no entanto, que dos 63,65% dos votos válidos obtidos pelo próprio prefeito atual quando venceu o pleito de 2016, foram 10 pontos percentuais a menos (53,16%) em que o eleitorado simplesmente preferiu outra opção de voto.

Caberá, naturalmente, a partir de 1º de janeiro, ao próprio eleito Marcos Tonho, mostrar se irá impor sua imagem e característica de governo ou se optará em preservar o nome de Elvis nos corredores da Prefeitura. Afinal, além da especulação de que, em 2022, Elivis possa se candidatar a um cargo de deputa (seja estadual ou federal), há também a expectativa de que ele possa desejar retornar ao comando da Prefeitura em 2024, contanto naturalmente com o apoio do prefeito Marcos Tonho.

Durante toda a semana pelas redes sociais e pelo site, e, principalmente, na edição da próxima sexta-feira, o jornal Página Zero continuará dando cobertura total aos resultados das eleições em todas as cidades da região, inclusive com a contagem final dos vereadores eleitos e também os que não conseguiram se eleger.