Tratando a fotografia como uma forma de arte, de comunicação, de educação e de cidadania, o projeto “Fotografia e Memória: Um Olhar Sobre Araçariguama” propõe capacitar jovens de 14 a 18 anos a utilizar esse recurso como uma ferramenta de criatividade, de sensibilidade e de expressão, explorando temas como identidade e cultura da cidade.
O projeto de fomento cultural é uma iniciativa da jornalista Fabiana Matias em parceria com Henri Baudichon e RND Produções, que foi selecionado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura.
Dois encontros teóricos e práticos estão programados para os sábados, nos quais os participantes aprenderão conceitos básicos de fotografia, como luz, composição, enquadramento, foco e exposição, utilizando câmeras digitais e celulares. Além disso, o projeto inclui duas saídas fotográficas, uma na praça Santos Dumont (Avião) e outra na praça Albertino de Castro Prestes, nas quais os jovens poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e registrar aspectos históricos, culturais e sociais de Araçariguama.
“O projeto Fotografia e Memória: Um Olhar Sobre Araçariguama é uma oportunidade para os jovens se divertirem e se expressarem por meio da fotografia, além de conhecerem um pouco da história da cidade”, explicou Fabiana Matias.
Os encontros estão previstos para acontecer nos dias 23 e 30 de março na Casa da Cultura Cora Coralina, na rua Santa Cruz, 23, Centro de Araçariguama. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de março pelo link https://forms.gle/HCt4zJDpDQnfy6Wy6. Informações e pedidos do link para inscrição também podem ser feitos pelo WhatsApp (11) 97384-3912.