Início Cidades Centro de Especialidades de Barueri passa a oferecer serviços de Fisioterapia Pélvica...

Centro de Especialidades de Barueri passa a oferecer serviços de Fisioterapia Pélvica e Dermatofuncional

1326
0
Para chegar ao Centro de Especialidades, o munícipe deve ser encaminhado pela rede de saúde do município - Foto: Arquivo Secom/PMB

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri anunciou que, a partir deste mês de julho, estará implantando novos serviços ambulatoriais no Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, situado na região central. Os novos atendimentos oferecidos são de Fisioterapia Pélvica e Fisioterapia Dermatofuncional. Com esses, o Centro passa a ter 29 especialidades disponíveis para atendimento ao público.  
“As novas especialidades pertencem a áreas recentes da fisioterapia e muitos serviços públicos não possuem esses tipos de tratamento, fundamentais na promoção de saúde dos pacientes, melhorando a qualidade de vida”, salienta a fisioterapeuta da Coordenadoria de Assistência Especializada, Flávia Mioto Galbiati.

PÉLVICA

Segundo a especialista, a Fisioterapia Pélvica, também conhecida como Reabilitação do Assoalho Pélvico ou Fisioterapia Uroginecológica, aplica técnicas específicas para fortalecer, relaxar e reeducar os músculos pélvicos, prevenindo disfunções ligadas à bexiga, ao útero, ao reto e à próstata, contribuindo para o bem-estar físico e social desses pacientes.  
“Tais disfunções compreendem uma variedade de condições clínicas que estão relacionadas a alterações na estrutura, função ou percepção do assoalho pélvico e causam importantes repercussões, como limitações físicas, sociais, ocupacionais ou sexuais, além de afetar a vida financeira, devido aos altos custos relacionados ao uso de absorventes, fraldas e medicamentos”, ressalta Flávia.  
 
DERMATOFUNCIONAL 

Já a Fisioterapia Dermatofuncional pode recuperar a funcionalidade de doenças de pele e queimaduras. 
“Essa especialidade utiliza uma séria de recursos com o objetivo de promover ou recuperar a funcionalidade de pacientes com doenças de pele que são limitantes e provocam absenteísmo escolar e no trabalho, com maior propensão à depressão”, destaca a fisioterapeuta.  
Segundo a Secretaria de Saúde, para acessar os novos serviços os pacientes precisam ser encaminhados pela rede de saúde do município.