Por objetivos distintos, Majestoso em Brasília esquenta Brasileirão
Por Marcelino Lima
Emoções díspares serão um dos temperos do jogo São Paulo x Corinthians marcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para começar às 16 horas deste domingo, 29 de setembro. O mando do clássico é do tricolor paulista, que optou por protagonizá-lo no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), onde receberá o arquirrival tentando virar a página da eliminação na Copa Libertadores da América (ver matéria nesta página) para se manter bem posicionado na parte alta da tábua de classificação, na qual aparece em 5º, com 44 pontos, apesar do revés que amargou em casa contra o Internacional (RS): 3×1. Já para o Timão, o Majestoso poderá ser mais um motivador para que a equipe, após se classificar com sobras para a sequência da Copa Sul-Americana, tire de vez o carro mosqueteiro do pântano do Brasileirão 2024. O alvinegro abre a zona de queda para a Série B e aparece em 17º, com 28, depois de derrotar o “lanterna” Atlético Goianiense por 3×0 (ver quadros).
O melhor representante entre os paulistas da temporada da Primeira Divisão nacional segue sendo o Palmeiras. Em campanha para chegar ao tricampeonato consecutivo, o alviverde deu mais um passo rumo ao objetivo ao ganhar do Vasco (1×0), como visitante, no Mané Garrincha. Com mais 3 pontos no alforje trazidos da Capital federal, o time esmeraldino subiu para 53 pontos e preservou a vice-liderança, condição que defenderá diante do embalado Atlético Mineiro, em Campinas. O Galo está nas semifinais da Libertadores para um duro enfrentamento ao River Plate, e segue em 9º no Brasileirão, com 36 pontos.
O atual cenário da Série A que a torcida do Bragantino descortina não a deixa dormir sossegada. Depois de um início de campanha promissor, o “Massa Bruta” vem ladeira abaixo acumulando resultados pouco animadores, entre os quais 3×0 amargados em Belo Horizonte (MG) contra os atleticanos e o empate por 2×2, em casa, ante o Internacional (RS) no meio da semana, cumprindo jogo atrasado desde a 16ª rodada. Os reveses mantiveram o Bragantino em 11º, com 32, a somente 4 pontos de distância do Corinthians. O próximo adversário bragantino será o Juventude (RS), que aparece logo atrás, em 12º, também com 32, mas em desvantagem nos critérios de desempate. Outro clube que soma 32 é o Criciúma (SC): o Tigre bateu o Grêmio em Porto Alegre (RS) por 2×1, cumprindo a tabela da 5ª rodada que estava incompleta desde as enchentes que em maio castigaram o Rio Grande do Sul e é o 13º, agora à frente do Imortal gaúcho (14º, 31).
GALO GOIANO PÕE A MÃO NA TAÇA
O Anápolis (GO) derrotou por 2×1 o Retrô (PE) no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro da Série D. A vitória em casa, no domingo. 22/8, deu ao Galo da Comarca a vantagem de atuar pelo empate na Arena Pernambuco a partir das 16 horas deste domingo, 29.
Além de ambos os finalistas, o Itabaiana (SE) e o Maringá (PR), que ficaram na fase semifinal, subirão para a temporada 2025 da Série C.