Início Geral PZ Famílias de baixa renda têm novo prazo para isenção do pagamento de...

Famílias de baixa renda têm novo prazo para isenção do pagamento de água no Estado de São Paulo

603
0
Abastecimento não será interrompido durante a pandemia (Foto: Pedro França/Agência Senado/Fotos Públicas) Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Crédito: Pedro França/Agência Senado

Na sexta-feira da semana passada, dia 14, em entrevista coletiva concedida no Palácios dos Bandeiras, na Capital, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou a terceira prorrogação da isenção no pagamento da tarifa e do abastecimento ininterrupto de água para clientes de baixa renda atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A norma passou a valer até 15 de setembro e deverá beneficiar cerca de 2,5 milhões de consumidores carentes neste período da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Segundo Garcia, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou as medidas pela terceira vez consecutiva, a pedido do governo paulista. Os benefícios são destinados aos clientes da Sabesp incluídos nas categorias de tarifas residencial social e residencial favela, que continuam isentos do pagamento das contas de água e não podem sofrer corte no abastecimento mesmo em caso de inadimplência.
A isenção tem o objetivo de minimizar as consequências econômicas da Covid-19. Prevista inicialmente para valer por três meses (abril, maio e junho), a medida já foi estendida por três vezes: para 31 de julho, para 15 de agosto e agora para 15 de setembro de 2020.