Início Paredão BALANÇO

BALANÇO

2904
0
Emidio
Haddad
Lins
Giglio
Rossi
Ana Paula
Cida
Neves

 

BALANÇO

O deputado estadual e ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), promoveu no domingo, 8, uma reunião com militantes do partido e simpatizantes em geral para fazer um balanço de final de ano de suas ações na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

ÂNIMOS AFLORADOS

Como o mundo inteiro sabe que Emidio é tratado como pré-candidato à Prefeitura de Osasco, é normal que esse tipo de reunião aflore os ânimos dos presentes, cada vez mais esperançosos de palavras que confirmem tal candidatura como forma de reverter todo o contexto em que o Partido dos Trabalhadores esteve encaixado nos últimos anos.

CRÍTICA GERAL

A presença ilustre desse evento do PT e de Emidio foi do ex-prefeito da Capital e candidato derrotado à Presidência da República, Fernando Haddad, que, no papel dele, como opositor aos governos que aí estão, não mede palavras para criticá-los.
Com ou sem razão (afinal, não é esta a análise que se faz agora) Haddad critica o governo federal (de Jair Bolsonaro), estadual (de João Doria/PSDB) e até municipal (de Rogério Lins/Pode).

DIAS MELHORES

Como está na frente do anfitrião e na presença de plateia favorável, Haddad não hesita nem um pouco ao afirmar que Osasco só terá dias melhores se Emidio e o PT voltarem a governa-la.

‘TÁ BOM, TÁ BOM!’

Por essa razão, fica sempre a impressão que, confirmando a expectativa de todos, Emidio pegará o microfone e dirá claramente: “Tá bom, tá bom! Eu sou pré-candidato a prefeito de Osasco”.
Mas ele não o faz! Assim, diretamente, não!

CRIATIVIDADE

Naturalmente, Emidio também é crítico dos governos que estão aí e, em geral, fala mais sobre a questão municipal. Cita, por exemplo, como ponto a ser tratado com urgência na cidade, a questão da mobilidade urbana. “O prefeito não pode ser só um síndico, administrando o que aparece. Tem de ter criatividade para combater os problemas da cidade”, é uma das considerações do deputado.

ELOGIO
CURIOSO

O curioso no discurso de Emidio é que, talvez para “provocar” o atual prefeito Rogério Lins, ele chegou a elogiar dois outros ex-prefeitos osasquenses. Por que curioso? Ora, porque é muito difícil ouvir, não só de um petista, mas dos políticos em geral, elogios a quem quer que seja, desde que não seja alguém de suas próprias hostes.

DOBRADINHA À VISTA?

Pois bem! O primeiro ex-prefeito que Emidio elogiou foi Celso Giglio, já falecido. O outro foi Francisco Rossi que, curiosamente tem estado ao lado de Rogério Lins e que vem insistindo, ano após ano, para que sua filha, a vereadora Ana Paula Rossi (PR) seja um dia candidata a prefeita.
Estaria Emidio vislumbrando uma dobradinha com Ana Paula?
Bem…isso é lá outra história…

FAZENDO A DIFERENÇA

Nas palavras de Emidio, esses dois ex-prefeitos “fizeram a diferença” quando governaram Osasco. Isso tudo justifica sua fala seguinte e derradeira, que diz: “Nós fizemos a diferença nesta cidade e vamos fazer de novo!”.
Entendeu? “Vamos fazer de novo”. Isso é ou não é o anúncio de uma candidatura?
Oficialmente, ainda não. Fica para depois…

EQUIPARAÇÃO SALARIAL

Quem tocou num assunto interessante nesta semana foi a vereadora Cida Carlos, do PT de Carapicuíba.
Na sessão da Câmara Municipal de terça-feira, dia 10, ela apresentou um Requerimento que seria dirigido ao prefeito Marcos Neves (PV) para que ele procedesse a uma equiparação salarial dos funcionários da rede municipal de Saúde.

COMUNS E INJUSTAS

Essas questões salariais estão sempre na pauta de políticos e organizações que defendem os direitos trabalhistas e, são tantas no país, que são consideradas comuns.
Comuns, injustas e quase sempre inatingíveis…

CRISE DE
RELACIONAMENTO

Outra situação quase comum em nossa sociedade são as reclamações e divergências causadas nas relações do poder público com as organizações sociais (OS). Exemplos práticos disso temos visto constantemente aqui na região, por conta de OS que não conseguem administrar unidades de saúde, quase sempre atrasando salários dos profissionais envolvidos no atendimento à população.

PEDIDO DIRETO

A questão apresentada pela vereadora Cida Carlos mexe justamente nesse ponto: ela afirma que há uma diferença salarial estabelecida entre os funcionários da Prefeitura e da empresa terceirizada que administra o Pronto Socorro da Vila Dirce, o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam).
A empresa é contratada pela Prefeitura e, até por isso, pede diretamente ao prefeito que faça a devida equiparação salarial entre os funcionários da administração e da empresa.

CONTRASTE

Cida não fala diretamente que os funcionários da Cejam ganham mais que os da Prefeitura, mas, por lógica, dá para imaginar que ela não pediria equiparação se fosse o contrário, né?!
Percebeu a diferença das situações? Enquanto algumas cidades dispensam suas OS justamente por má administração e falta de pagamento de salários, em Carapicuíba, a vereadora, com sua ação, mostra que o cenário é justamente o contrário: há os pagamentos e, em geral, melhores que os salários dos servidores municipais.

PARA PENSAR…

Como opositora que é da administração de Marcos Neves, é lógico, também, que o Requerimento de Cida Carlos não foi aprovado no plenário da Câmara, cuja maioria apoia a atual administração.
Também é claro que uma mudança dessas despenderia muitos recursos, quase nunca disponíveis na administração pública.
Mas…mesmo que o prefeito não tenha recebido o documento apresentado na Câmara, deveria tratar o tema como algo a se pensar…assim como pode servir de exemplo para tantas outras administrações públicas por aí…