A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri anunciou a abertura de inscrições para novas turmas das oficinas on-line voltadas para a formação no curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras); instrumento que permite a interação entre pessoas surdas e ouvintes no âmbito social.
O curso, 100% virtual e gratuito, vai durar três meses, com início em março e término em maio. Cada pessoa poderá optar por uma das três modalidades oferecidas pela SDPD: Oficina Geral; Oficina Temática Saúde; e Oficina Temática Educação. Ao final do curso, cada aluno irá recebera seu certificado.
Na modalidade Oficina Geral será ministrado o curso básico de Libras com os principais sinais para uma boa comunicação, fazendo também com que o aluno conheça e compreenda a cultura surda, os preconceitos linguísticos existentes no Brasil, além de aprofundar-se nas abordagens de ensino para a educação desse público. As aulas da Oficina Geral estão programadas para ocorrer duas vezes por semana.
Na oficina Temática Saúde, além da abordagem geral sobre Libras, o aluno aprenderá sinais com o foco na área da saúde, o que é ideal para cuidadores e profissionais do segmento. Por fim, na oficina Temática Educação o aluno terá vivência com o básico de Libras, mas aprenderá sinais focados na área da educação, favorecendo professores e gestores de ensino. Os cursos temáticos serão ministrados uma vez por semana.
A Secretaria informou que, “a fim de conseguir um melhor aproveitamento e atenção dos estudantes, os cursos terão 10 alunos por turma e todas as aulas serão dadas por meio da plataforma Google Meet”, nos períodos manhã, tarde e noite.
As vagas serão limitadas e o prazo de inscrições ficará aberto até a próxima sexta-feira, 19.
O munícipe que se interessar pelo curso deverá mandar mensagem para [email protected] informando nome completo; número do RG; data de nascimento; endereço; telefone; modalidade e horário desejado para aulas. Só serão aceitas inscrições de pessoas maiores de 12 anos.
Depois da inscrição realizada, a SDPD entrará em contato com cada aluno para explicar o passo a passo para a efetivação da matrícula, bem como informar demais detalhes.