Início Geral PZ Governo quer engajar população e prefeituras em arrecadação estadual de alimentos durante...

Governo quer engajar população e prefeituras em arrecadação estadual de alimentos durante vacinação

927
0
O programa depende da adesão das prefeituras em todo o Estado - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo deu início na segunda-feira, 5, a uma campanha que objetiva sensibilizar e engajar toda a população paulista a doar, voluntariamente, alimentos não perecíveis, nos postos de vacinação contra o coronavírus, no momento da imunização. O governador João Doria (PSDB) lançou o programa na quarta-feira da semana passada, 31, a campanha “Vacina Contra a Fome”, a ser desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social com participação da Secretaria de Comunicação.
A ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível (como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, etc) nos municípios participantes. Os alimentos arrecadados serão distribuídos às famílias em maior fragilidade e insegurança alimentar. O objetivo da campanha é beneficiar famílias carentes e com déficit nutricional durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus.
“Esse programa incentiva as pessoas que vão se vacinar a doar um quilo de alimento não perecível, preferencialmente arroz, feijão, macarrão e também leite em pó”, afirmou o governador, durante o lançamento. “A participação daqueles que estão sendo vacinados é absolutamente espontânea. Doa quem pode e quem quer, mas temos nessa doação um gesto de grandeza e solidariedade para quem mais precisa”, reforçou.

PELAS PRÓPRIAS PREFEITURAS

No início da campanha prática, nesta semana, 408 prefeituras do Interior, Litoral e Grande São Paulo haviam aderido à mobilização, mas a meta do governo do Estado é obter a adesão de todos os 645 municípios. As prefeituras podem aderir à campanha no site www.vacinacontraafome.sp.gov.br . Além do termo de adesão, a página oferece kits de divulgação para download e uso livre pelas administrações municipais para estimular a adesão popular às doações.
O Estado recomenda que os municípios participantes instalem pontos de arrecadação nos postos de vacinação contra a Covid-19. A distribuição dos mantimentos será feita pelas próprias prefeituras a famílias carentes de cada cidade.
“Em um momento tão crítico da pandemia, queremos incentivar a sociedade a contribuir com nossas ações de combate à fome, garantindo a segurança alimentar das muitas famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou Célia Parnes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social.