Início Política Regional Conselho da Pessoa com Deficiência entrega lista de reivindicações para serem assumidas...

Conselho da Pessoa com Deficiência entrega lista de reivindicações para serem assumidas pela Câmara de Itapevi

741
0
O presidente da Câmara, Prof. Rafael, recebeu as reivindicações - Foto: Divulgação/CMI

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapevi divulgou ter participado no final do mês de setembro, dia 27/9, de um encontro com o presidente da Câmara Municipal, vereador Prof. Rafael (Pode), para apresentar diversas reivindicações que objetivam a melhora da acessibilidade na cidade. O Conselho foi representado por sua presidente Profa. Ditinha Morelli Franci e o secretário Luiz Carlos Delgado de Aguiar que, com a iniciativa, esperam que a Câmara Municipal possa ser o ponto de partida para que ações governamentais sejam adotadas em prol das pessoas com deficiência.
Dentre as principais reivindicações entregues ao Legislativo, algumas são de caráter cotidiano da cidade, como a necessidade de o Demutran fiscalizar de forma mais contundente o uso indevido de vagas de estacionamento de veículos para deficientes e idoso; a implantação de semáforos inteligentes; ou a ampliação das calçadas e eliminação de seus gargalos e obstáculos. Outras solicitações encaminhadas são de cunho administrativo, como a criação de uma secretaria municipal da Pessoa com Deficiência; a liberação de habite-se para edificações somente após o cumprimento das leis de acessibilidade; ou a criação de certificados de acessibilidade para estabelecimentos que cumpram as normas regimentais.
Por fim, a diretoria do Conselho ainda sugeriu ao presidente da Câmara que avalie a possibilidade de instituir um benefício às mães que deixam o local de trabalho para cuidar dos filhos deficientes.
A reportagem do jornal Página Zero manteve contato com a assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itapevi para confirmar a realização do encontro e mesmo obter, da parte da presidência da Casa, quais os procedimentos a serem adotados a partir do recebimento das reivindicações. Em resposta, a assessoria informou que o presidente Prof. Rafael realmente participou do encontro e protocolizou a lista de reivindicações entregue pelo Conselho. Em ato posterior, Rafael encaminhou a listagem para análise da recém-criada Comissão de Ações de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências ou com Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, e também para a Prefeitura de Itapevi.