Início Cidades Barueri inicia obra que pretende ‘colocar fim’ às enchentes no Tamboré

Barueri inicia obra que pretende ‘colocar fim’ às enchentes no Tamboré

838
0
Foto: Benjamim Sepúlvida/Secom

Túnel subterrâneo no Tamboré levará água das chuvas diretamente para o rio Tietê

Com a aproximação do verão e a chegada do período de chuvas naturalmente avolumadas nesta época, os moradores e comerciantes da região do Tamboré, em Barueri, voltam a se preocupar com um dos problemas que há anos tem assolado o bairro: as enchentes na região da avenida Piracema.
Nesta semana, no entanto, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, anunciou o início da obra que pretende “colocar fim às enchentes na região”. Para tanto, divulgou que está construído um túnel subterrâneo para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro, da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local.
De acordo com o secretário de Obras, Beto Piteri, por se tratar de um sistema de construção “não destrutível” do chamado “tunnel liner”, a obra deverá causar menos transtornos para o trânsito local, pois vai estar cerca de seis metros abaixo do nível da rua. “Trata-se de uma região que tem integração com um grande sistema viário com acesso à rodovia Castello Branco, ligando cidades como Osasco e Carapicuíba, de modo que quando alaga causa enormes transtornos ao trânsito”, explica Piteri. “É uma obra que vai resolver os problemas de enchentes que temos no Tamboré”, complementa.

O PROJETO

Pelo projeto, o objetivo é levar aos usuários melhores condições de circulação de veículos e pedestres, redução de gastos com manutenção de vias públicas, valorização das propriedades existentes na área, redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas, entre outras. Sua execução consiste basicamente nos seguintes pontos: Drenagem de águas pluviais com canalização em “tunnel liner”; Canaleta moldada “in loco” com grelha metálica; Poço de acesso; Rebaixamento do lençol freático e instrumentação; e Pavimentação e outros reparos no trecho da obra.
O túnel que servirá para a canalização das águas terá por volta de 2,8 metros de diâmetro, sendo que em alguns pontos esse tamanho será de quatro metros. A previsão de término é para 2023.

Homens e máquinas já são vistos na região das enchentes – Foto: Benjamim Sepúlvida/Secom