Início Cidades Jandira comemora 58º aniversário de emancipação

Jandira comemora 58º aniversário de emancipação

1006
0

Sessão Solene no Teatro Municipal celebra 58 anos de emancipação política de Jandira

Na próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, a cidade de Jandira completará oficialmente 58 anos de autonomia administrativa. De origem do Tupi-Guarani, o nome do município significa abelha melífera, já que nessa região o inseto era encontrado com facilidade; daí o fato de ser também oficialmente conhecida como cidade “Favo de Mel”.
Sua história se inicia quando, a bordo de um trem da estrada de ferro, chegou ao local o italiano Henrique Sammartino. O pioneiro adquiriu em 11 de abril de 1912 terras de Nicola Beneducci e Miguel Samarone e as batizou de Sítio das Palmeiras, em alusão à existência de árvores desta espécie no lugar.
Em 1925, a EFS inaugurou um posto de abastecimento de carvão no quilômetro 32 da via férrea. Em 20 de março de 1931, um posto telegráfico possibilitou formar o embrião da pequena Vila Jandira, então anexa ao município de Cotia.
Nos anos de 1950, Jandira foi elevada a distrito de Cotia. Em 25 de janeiro de 1951, a União Pró-Jandira, entidade recém-criada, passou a atuar pela emancipação do distrito. Em 1958, houve um movimento de fusão de Jandira a Barueri, escorado pela lei 170/58, de 28 de abril de 1958, chamada de lei Quinquenal. A União Pró-Jandira, entretanto, manteve suas metas até conquistar, em 8 de dezembro de 1963, sua emancipação político-administrativa.
A decisão terminou corroborada por plebiscito em 28 de fevereiro de 1964, homologado pelo então governador Adhemar de Barros; mas a data comemorada oficialmente é aquela do ano anterior. Pouco mais de um ano se passou quando, em 7 de março de 1965, Oswaldo Sammartino, filho de Henrique Sammartino, tomou posse como primeiro prefeito.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o município possui 127.734 habitantes e ocupa 17,5 quilômetros quadrados a Oeste da Capital, cortado pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), atualmente Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Eleito em 2020, com mandato previsto até 31 de dezembro de 2024, o atual prefeito de Jandira é o médico Henri Hajime Sato, conhecido como Dr. Sato, do PSDB. A Câmara Municipal conta com 13 vereadores e é presidida por Franklin Venancio da Silva Netto, do PTB.

SESSÃO SOLENE

Na quinta-feira desta semana, dia 2/12, quando esta edição era fechada, a Prefeitura de Jandira, apesar de afirmar que haverá alguma programação oficial para celebrar a data, não havia ainda informado os detalhes dessa programação.
Por outro lado, a Câmara Municipal de Jandira divulgou com antecedência que na quarta-feira, 8, promoverá uma Sessão Solene, que deve contar com a participação da população e diversas autoridades municipais. Como a sede do Legislativo encontra-se em reforma, a solenidade será realizada no Teatro Municipal, na rua Elton Silva, 400, Centro, a partir das 9 horas. Em virtude da pandemia de Covid-19 serão aplicados todos os protocolos sanitários do Ministério da Saúde, como uso de máscara de proteção facial e a higienização constante das mãos.
A sessão também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jandira (canal 31.02 da Multimídia TV) e pelo canal oficial da Câmara no YouTube. Os vídeos serão disponibilizados na íntegra no site da Câmara (http://camarajandira.sp.gov.br).

A cidade ocupa uma área de aproximadamente 17,5 quilômetros quadrados