Em sessão Extraordinária promovida pela Câmara Municipal de Osasco na sexta-feira, dia 17/12, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 08/2021, que prevê reajustes na base salarial dos professores municipais, a partir do próximo ano.
A medida prevê aumento de 38,6% no valor da hora/aula inicial dos professores de Educação Infantil; 33,3% no valor da hora/aula inicial para os professores de Educação Básica I e professores adjuntos de Educação Básica I; e de 12,08% para a hora/aula inicial dos professores de Educação Básica II e professores Adjuntos de Educação Básica II.
Líder do governo na Câmara e ex-secretária de Educação, a vereadora Ana Paula Rossi (PL) defendeu a proposta. “Ainda temos algumas coisas para caminhar nesse sentido, mas já é um grande passo. Foi compromisso assumido pelo prefeito de que esse ano teria essa alteração. Essa é uma luta antiga. Os professores desenvolvem o mesmo trabalho e os salários sempre foram diferenciados. Ainda não chegou a 100% do que deseja a categoria, mas finalmente estamos caminhando”, comentou a parlamentar.
O presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), avaliou: “Nós poderíamos votar esse projeto em janeiro, mas nos reunimos e decidimos votar este ano. O mérito é de todos aqui, que viram a importância da valorização dos professores e que precisava ser prontamente avaliado, como todos os projetos que chegam na Casa e beneficiam servidores”.
O PLC é de autoria da Prefeitura de Osasco, assinado pelo prefeito Rogério Lins (Pode). Assim, sua sanção deve ser confirmada nos próximos dias, para que o aumento seja aplicado já a partir de 1º de janeiro de 2022.