Início Cidades OSASCO: ‘CHEGANDO À MELHOR IDADE’

OSASCO: ‘CHEGANDO À MELHOR IDADE’

928
0
Ribamar, Rogério Lins (em pé), Sérgio Di Nizo, Cláudio Piteri e Gerson Pessoa (da esq. p/a dir.) - Foto: Marco Infante

Rogério Lins divulga lista de ações pelos 60 anos de Osasco

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode) reuniu a imprensa para anunciar os principais “atrativos” programados por sua administração para as comemorações pela passagem dos 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorados oficialmente neste sábado, dia 19 de fevereiro.
Inicialmente, ele fez referência aos eventos deste final de semana, programados principalmente para o Parque Chico Mendes, como a inauguração do batistério, a ampliação da equoterapia e o corte do bolo de aniversário e na frente do Paço Municipal, como a retomada da Ciclofaixa de Lazer e o hasteamento de bandeiras, por exemplo (ver matéria ao lado).
Pelo fato de a cidade completar apenas 60 anos, Lins chamou Osasco de “a caçulinha da região”, mas ao mesmo tempo afirmou que o município “está chegando à melhor idade e, por isso, nada melhor do que anunciar novos projetos, investimentos e obras”, disse.
De imediato, enalteceu o perfil “empreendedor” da cidade, dizendo que o Feirão de Empregos promovido no último final de semana foi o primeiro evento oficial alusivo ao aniversário. Disse que Osasco está entre as 15 cidades que mais geraram empregos no país, em 2021, com mais de 100 mil novas vagas. Voltou a enaltecer o polo tecnológico em que a cidade está se formando e que identificou um “tripé” para essa condição, baseado na iniciativa privada, no poder público e num polo de formação. O prefeito disse ter identificado essa necessidade da formação de mão de obra qualificada para que o polo tecnológico dê certo: “se formarmos melhor, essas pessoas serão qualificadas e empregadas; vão melhorar a condição de suas famílias e por consequência, da cidade”, disse completando: “Com isso, Osasco, além de empreendedora e empregadora, também está se caracterizando como formadora”.
Em razão da pandemia de Covid-19, Rogério Lins afirmou que parte da programação, como um show artístico, teve de ser adiado – talvez para junho – assim como outros eventos serão distribuídos pelos próximos meses, como forma de não concentrar tudo num único momento.

NOSSO FUTURO

Dentre os destaques de sua programação, o prefeito anunciou já para segunda-feira, dia 21, o lançamento do programa “Nosso Futuro”, que ele identifica como “o maior programa de segurança alimentar administrado por uma prefeitura”.
Ele explica que o programa irá substituir o programa que oferecida crédito para aquisição de cestas básicas, implantado por conta da pandemia, chamado de Cartão Merenda. De acordo com Lins, o programa agora “terá um corte de vulnerabilidade social; será um programa social” que deve fornecer crédito inicial de R$ 100,00 por família. Ele disse que, de imediato, no primeiro lote, já estão cadastradas mais de 120 mil famílias.

CRECHE E DEMANDA

Obra tratada como “menina dos olhos” de sua administração, a Creche Mundo Mágico, localizada na zona Norte da cidade, está “praticamente pronta”, segundo o prefeito, devendo ser entregue à população no próximo mês de março.
Ao comparar com aquela que é considerada atualmente a maior creche do Brasil, em Paraisópolis, na Capital, com capacidade para 1.100 crianças; Rogério Lins afirma que a unidade osasquense será ainda maior, portanto “a maior do país”, com capacidade para 1.300 crianças em período integral.
Rogério Lins reconheceu que ainda há falta de vagas em creches na cidade, mas explicou que, no início de seu governo, essa demanda girava em torno de 12 mil crianças sem vagas. Agora, segundo ele, esse número caiu para 3 mil, o que irá diminuir com a inauguração da creche na zona Norte. “Será uma creche sustentável, com painéis solares, tratamento de esgoto e água de reuso”, completou o prefeito.

INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO, SAÚDE…

Rogério Lins também citou outras tantas ações que sua administração está planejando para as próximas semanas, como na área da Educação, onde anunciou a entrega de mochilas com rodinhas para os alunos da rede municipal; e também a entrega de 23 mil notebooks como forma de “recuperar a perda pedagógica em função da epidemia”.
Listou a conclusão, ainda este ano, da iluminação em LED em 100% da cidade; a retomada do programa Asfalto Novo; o projeto da nova entrada da cidade pelo rodovia Castello Branco (com investimentos de R$ 130 milhões com recursos da CCR); a canalização do córrego Rico, no Helena Maria; a nova ponte de ligação entre as zonas Norte e Sul por sobre os trilho da CPTM; as obras dos hospitais da Mulher e da Criança; a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (citou os bairros do Bonança e Baronesa); o projeto de credenciamento de clínicas particulares para desafogar a fila de exames e especialidades; a aquisição de novas viaturas para a segurança e a entrega de novos títulos de propriedade de imóveis.
Para completar, Lins lembrou o andamento do programa “Nossa Comunidade” que já atende pessoas em vulnerabilidade social levando infraestrutura básica aos bairros mais carentes; anunciou a transformação do espaço da Biblioteca Municipal numa Praça das Artes, retirando a grade que existe no local e abrindo o espaço para melhor uso da população; e a conclusão, em breve, do viaduto por sobre a avenida dos Autonomistas, que fará a ligação com o Conjunto Residencial Miguel Costa, “onde estão instalados mais de 1 mil apartamentos e 4.500 moradores que poderão, assim, ter acesso a mais lazer, educação e saúde”, finalizou.
Para a série de anúncios, o prefeito Rogério Lins esteve acompanhado do vereador e presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD); e dos secretários Sérgio di Nizo (Governo); Cláudio Piteri (Educação) e Gerson Pessoa (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico).