Início Geral PZ Ministério da Saúde confirma novos casos de coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde confirma novos casos de coronavírus no Brasil

685
0
O ministro Luiz Mandetta (centro) confirmou os novos casos

No final da tarde de quarta-feira, 4/3, o Ministério da Saúde havia confirmado mais um caso de coronavírus no Brasil: um homem, residente em São Paulo, que esteve na Europa, inclusive na Itália, nos últimos 14 dias, foi identificado com a doença e está em casa se recuperando. Seria o terceiro caso do país, todos eles identificados no Estado de São Paulo. Na quinta-feira, 5, o caso de uma adolescente que esteve na Itália teve uma contraprova considerada “atípica” pelo Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal). A garota, de 13 anos, foi identificada com uma infecção assintomática por Covid-19; ou seja, ele é portadora do vírus, mas não tem os sintomas da doença. Segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associada a mais um sintoma respiratório. “Portanto, esse não será somado aos casos confirmados do novo coronavírus”, disse o Ministério em nota divulgada à imprensa.
No mesmo dia, um pouco mais tarde, e apesar da tentativa de não tratar o caso como infecção, o Ministério da Saúde voltou atrás e considerou a adolescente como o 4º caso.
Todas as informações, mais um balanço dos casos no país, foram dadas pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa em Brasília (DF).
Quando tudo parecia que iria se encerrar nesse balanço primário, a quinta-feira acabou trazendo novos números, mostrando que a propagação do vírus no Brasil já começa a ser maior. Ao final do dia, o governo já admitia mais outros quatro casos, totalizando 8, sendo 5 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo. Além disso, há outra suspeita em Brasília (DF), cuja contraprova deu positivo para o vírus, mas se aguardava a conclusão do relatório para confirmar ou não o nono caso no país. Para piorar, constatou-se também que, em pelo menos dois casos, a transmissão do vírus se deu dentro do país. O governo tem mantido plantão permanente para atualizar os números, o que pode se modificar a qualquer tempo nas próximas horas.
Ainda na quarta-feira, o número de países monitorados pelo Ministério da Saúde foi ampliado, de acordo com as atualizações da Organização Mundial da Saúde (OMS), por apresentarem transmissão local do coronavírus. Dessa forma, as pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de coronavírus. A lista dos países e dos casos em todo o Brasil poderá ser acessada pelo site www. http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-brazil.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas, também é recomendável. Mais informações sobre a doença também poderão ser acessadas pelo endereço eletrênico www.saude.gov.br/coronavirus.