Início Esportes FPF marca largada conjunta em três divisões do Paulistão 2020

FPF marca largada conjunta em três divisões do Paulistão 2020

484
0
Corinthians Campeão Paulista de 2019 contra o São Paulo FC no estádio Arena Corinthians, na capital paulista. 21/04/2019, Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

FPF abre Paulistão 2020 com jogo do Oeste e marca Choque Rei para rodada seguinte

Região terá representantes também nas séries A2 e A3, ambas com 16 clubes na fase de classificação, a exemplo da Primeira Divisão

Por Marcelino Lima

Apesar dos rumores de fusão e de possível debandada para outra cidade, o Oeste iniciará a temporada em Barueri e foi escalado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para protagonizar contra o Novorizontino a partida de abertura do Campeonato Paulista da Série A1, o Paulistão 2020. O jogo está marcado para o estádio do adversário, em Novo Horizonte, para ter início às 17 horas da quarta-feira, 22 de janeiro.
O mais importante torneio estadual da modalidade, contando com Oeste e Novorizontino, começará com 16 clubes divididos em quatro grupos com quatro cada (ver quadro), e será disputado até 26 de abril, quando o campeão deste ano ficará conhecido. De acordo com o regulamento da entidade, as equipes deverão enfrentar na fase de classificação apenas adversários que compõem outros grupos, avançando às quartas de final os dois primeiros de cada bloco. Dos confrontos entre ambos, em jogo único que deverá ocorrer no reduto daquele que tiver melhor campanha, sairão os semifinalistas. Apenas a decisão terá duelos de ida e de volta; portanto, o troféu será erguido após dois embates. Os dois piores da fase de classificação cairão para a Série A2.
O Oeste fará parte, inicialmente, do grupo 1, completado por Santos, Ponte Preta e Água Santa. Após sorteio, o Novorizontino ocupará o B, juntamente com Palmeiras, Botafogo e Santo André. São Paulo, Ituano, Internacional e Mirassol comporão o grupo C. Corinthians, Ferroviária, Bragantino e Guarani ficaram no D. Detentor do recorde de títulos paulistas e atual tricampeão, a largada do Corinthians em busca do tetra, agora sob o comando do gaúcho Tiago Nunes, começará ante o Botafogo, conhecido por “Pantera”, de Ribeirão Preto. O Palmeiras estreará fora de casa contra o Ituano; o São Paulo receberá a Água Santa e o Santos o Bragantino. Já a segunda rodada terá como destaque o clássico Palmeiras x São Paulo, que o torcedor trata por Choque Rei.
A Associação Atlética Internacional, de Limeira, primeira equipe do Interior a experimentar o sabor de ser campeã paulista, em 1986, quando bateu o Palmeiras na decisão daquela temporada, está de volta à elite bandeirante após 14 anos. O “Leão” subiu da Série A2, em 2019, como vice-campeão, ao lado do Santo André, que ficou com o caneco.
Terceiro colocado, o Água Santa não teria direito à vaga na Primeira Divisão, mas se viu beneficiado pela decisão do grupo que controla o Red Bull Brasil e que também assumiu, no meio do ano passado, a gestão do Bragantino. Como clubes coparticipes não podem atuar em uma mesma divisão, por força do regulamento imposto pela FPF, a empresa detentora de ambas escolheu “rebaixar” o Red Bull e “elevar” o Bragantino, abrindo, assim, o lugar para o “Netuno”, apelido da agremiação de Diadema, também voltar à A1, série da qual caira em 2016.

OSASCO EM DOBRO

Simultaneamente à abertura do Paulistão 2020, ocorrerá, ainda, a primeira rodada da Série A2, na qual o representante da região será o Grêmio Osasco Audax, campeão da A3 em 2020, e vice da A1, em 2015. O Osasco Audax brigará por mais um título e novo acesso e estreará no estádio Prefeito José Liberatti, no Rochdale, diante do Taubaté, na quarta-feira, 22, a partir das 19 horas. Outro clube da cidade que esteará com apoio da torcida é o Grêmio Esportivo Osasco (GEO), mas pela Série A3, em 25 de janeiro, recebendo o Barretos a partir das 15 horas.
Estas duas divisões têm regulamentos similares: os 16 clubes de cada uma jogarão entre si, em tuno e returno, e os oito melhores irão à segunda fase. O torneio da A2 terminará em 25 de abril; a A3, mais longa, será decidida em 17 de maio.

GRUPOS PAULISTÃO

Grupo A:
Santos, Ponte Preta, Oeste, Água Santa
Grupo B:
Palmeiras, Botafogo, Novorizontino, Santo André
Grupo C:
São Paulo, Ituano, Internacional, Mirassol
Grupo D:
Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Guarani

JOGOS DO PAULISTÃO

22/01 17h00 Novorizontino x Oeste
22/01 19h15 Internacional x Guarani
22/01 19h15 Ituano x Palmeiras
22/01 21h30 São Paulo x Água Santa
23/01 16h30 Ferroviária x Mirassol
23/01 19h00 Ponte Preta x Santo André
23/01 19h15 Santos x Bragantino
23/01 21h30 Corinthians x Botafogo

CLUBES DA SÉRIE A2

Atibaia
Grêmio Osasco Audax
Juventus
Monte Azul
Penapolense
Portuguesa de Desportos
Portuguesa Santista
Red Bull Brasil
Rio Claro
São Bernardo FC
São Caetano
Sertãozinho
Taubaté
Votuporanguense
XV de Piracicaba

JOGOS DO OSASCO AUDAX

22/01 19h00 Audax x Taubaté
25/01 19h00 XV de Piracicaba x Audax
29/01 19h00 Audax x Portuguesa Santista

CLUBES DA SÉRIE A3

Barretos
Batatais
Capivariano
Comercial
Desportivo Brasil
EC São Bernardo
Grêmio Esportivo Osasco-GEO
Linense
Marília
Nacional
Noroeste
Olímpia
Paulista
Primavera
Rio Preto
Velo Clube

JOGOS DO GEO

25/01 15h00 GEO x Barretos
29/01 20h00 Comercial x GEO

Vencedor em 2017, 2018 e 2019, caso levante o
tetracampeonato, o Corinthians comemorará o 31º título estadual