Início Cidades Ipem aprova três radares de trânsito em Osasco

Ipem aprova três radares de trânsito em Osasco

689
0

Como ocorre habitualmente, na sexta-feira da semana passada, dia 11, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), promoveu a vistorias em três radares de trânsito instalados em Osasco. O Ipem-SP é uma autarquia do governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor em relação à aferição de equipamentos e serviços disponíveis à população.
Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora e a ação envolve os fiscais do órgão, além da equipe da empresa responsável pelo radar.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em Osasco, o Ipem-SP fiscalizou os radares instalados na avenida Fuad Auada, nº 343; avenida dos Autonomistas, nº 5000; e avenida Getúlio Vargas, nº 1423. Segundo material divulgado à imprensa, todos os três foram aprovados.
Além dos radares, o órgão mantém operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos.
Caso alguém desconfie ou encontre irregularidades, pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.