Início Cidades Mesmo com pandemia, campanha do óleo usado chega a mais de 2...

Mesmo com pandemia, campanha do óleo usado chega a mais de 2 mil litros arrecadados

489
0

Uma parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Osasco torna possível na cidade o andamento do “Programa Biodiesel”, cujo objetivo é coletar óleo de cozinha usado para que seja descartado de forma correta.
O programa é normalmente apresentado nas aulas de educação ambiental e o óleo de cozinha usado coletado pelos alunos da rede municipal é transformado em biodiesel.
Antes da Covid-19, a coleta era realizada pelas escolas, que participavam de uma gincana, mobilizando presencialmente os estudantes. Com a pandemia, o programa sofreu uma adaptação: como os alunos não estão indo para a escola, a empresa responsável pela coleta passou a retirar o material na residência do munícipe, quando este juntar 25 litros. Segundo balanço de seus organizadores, até dia 28 de agosto haviam sido coletados 2.017 litros de óleo usado.
O programa está na sua 16ª edição e ocorre desde 4 de maio com programação de finalização em 16 de outubro. Apesar da mudança no formato, a disputa entre as escolas continua, sendo que todas as participantes recebem certificado, e as três primeiras colocadas – classificadas a partir da quantidade arrecadada de óleo -, ganham prêmios (ver quadro).
Para solicitar a retirada por parte da empresa Preserva Recicla, o munícipe deverá fazer agendamento pelos números de WhatsApp 97445-7241 e 98584-7428 ou pelo telefone 4702-2411. O óleo deve estar devidamente lacrado, de preferência em uma garrafa pet.

RANKING PARCIAL DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA

(Até 28 de agosto)

Emefs, Emeiefs, Ceus Arrecadação
e Cemeief (litros)

Emef José Verissimo de Matos 745
Emef Irmã Tecla Melo 320
Emef Profª. Terezinha Martins Pereira 218
Emef Tobias Barreto do Menezes 110
Emef Prof. Manoel Barbosa de Souza 60
Emef Prof. João Larizzatti 50
Emef Prof. Darcy Ribeiro 50
Emef Marechal Bittencourt 50
Emef Dep. Alfredo Farhat 30

Creches

Recanto Alegre 25
Rosa Broseghini 25
Pedro Alves de Oliveira 20

Cemeis e Emeis

Cemei Carlos Fernandes Costa 100
Emei Yolanda Botaro Vicente 50
Cemei Senador José Ermírio de Moraes 25
Cemei Luzia Momi Sasso 20