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Poupatempo faz mais de 1,3 milhão de atendimentos após reabertura dos postos

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Cerca de 250 mil atendimentos presenciais foram prestados pelos postos em todo o Estado (Foto: Poupatempo)

Poupatempo faz balanço de um mês da reabertura dos postos e alerta sobre cobrança indevida de agendamentos

Com praticamente todos os 75 postos do programa reabertos no Estado de São Paulo, o Poupatempo divulgou no início desta semana uma balanço dos atendimentos desde a reabertura gradual das unidades, iniciada em 19 de agosto.
Apesar do retorno presencial ao público mediante agendamento, a maioria dos serviços ainda foi feita de forma on-line. Ou seja: de 1,3 milhão de atendimentos nesse período, 1,1 milhão foram pelo processo virtual e 250 mil presencialmente.
Pelo balanço, entre os serviços mais procurados no período, estão os relacionados aos pedidos de RG, com 105 mil solicitações, e os de primeira via e renovação de CNH, com mais de 40 mil pedidos. Para evitar aglomeração, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, o Poupatempo reduziu a capacidade de atendimento a 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para ser concluído. Entre as opções disponíveis nos canais digitais do Poupatempo estão a solicitação da segunda via e a renovação simplificada da CNH, Certidão de Prontuário, consulta de pontuação, licenciamento de veículos (CRLV), IPVA, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, atendimentos da Sabesp, CDHU e da Secretaria da Educação, por exemplo.
Já para o cidadão ser atendido de forma presencial é necessário agendamento, que pode ser feito pelo site e APP Poupatempo Digital, além do natural atendimento aos protocolos de segurança em saúde. Todas as informações, endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser consultadas no site www.poupatempo.sp.gov.br.

AGENDAMENTO GRATUITO

Com a retomada das atividades e o agendamento para os atendimentos presenciais, o Poupatempo tem alertado os usuários para que acessem apenas os canais oficiais do programa – o portal www.poupatempo.sp.gov.br e o aplicativo Poupatempo Digital – para obter informações e agendar serviços nos postos.
Conforme o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, há sites que atuam despachantes virtuais, exigindo pagamento para agendar atendimento no Poupatempo. “O cidadão precisa estar atento para não cair em golpes, como é o caso de sites que cobram taxas indevidas para marcar data e horário nas unidades do Poupatempo. O agendamento é gratuito e importante para a retomada consciente dos serviços prestados pelo programa em todo o Estado”, destacou Macedo.