Início Cidades Carapicuíba surpreende e antecipa vacinação dos idosos acima de 80 anos contra...

Carapicuíba surpreende e antecipa vacinação dos idosos acima de 80 anos contra a Covid-19

1373
0
Além da vacinação para quem comparece a pé, a partir desta etapa também será implantado o sistema drive thru (Foto: Divulgação/PMC)

Diversas cidades do país passaram a anunciar nos últimos dias a suspensão do processo de vacinação de suas populações em razão da falta de imunizantes distribuídos pelos governos centrais. Neste cenário incluem-se capitais como Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo; ou na Grande São Paulo municípios como Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.
Enquanto o cenário se apresenta desolador para o processo de imunização contra a Covid-19 nesses diversos locais, a cidade de Carapicuíba surpreendeu nesta semana anunciando uma nova etapa de vacinação do público-alvo, inclusive antecipando o próprio calendário definido pelo governo estadual.
Na terça-feira, 16, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Saúde, já anunciava para o dia seguinte, quarta-feira, 17, o início da vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 80 anos. A previsão do calendário estadual é 1º de março, mas a cidade antecipou a imunização desse grupo de idosos.
Segundo balanço da própria Prefeitura, até a segunda-feira, 15 de fevereiro, foram aplicadas mais de 6.500 doses das vacinas nos diversos públicos-alvos. Os profissionais da linha de frente da saúde, por exemplo, já estão recebendo a segunda dose da vacina Coronavac do Instituto Butantan.

DRIVE THRU E A PÉ

Para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde, que já possuem outros atendimentos como consultas, exames e a aplicação de outras vacinas, a campanha está sendo realizada no Ginásio de Esportes Ayrton Senna.
A partir desta etapa, também haverá vacinação drive-thru no local e os idosos serão vacinados dentro dos veículos; além daqueles que normalmente já receberão a dose mesmo estando a pé. A vacinação é feita entre segunda e sexta-feira, das 8 às 19 horas.O Ginásio de Esportes Ayrton Senna fica na avenida Antônio Faustino dos Santos, 98, Cohab II.
Os documentos necessários são RG, Cartão SUS e comprovante de residência. Os idosos dessa faixa etária que estão acamados serão vacinados em casa. Para isso, um familiar deverá realizar cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, caso o idoso não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura.

OSASCO: 84 ANOS

Diferentemente de Carapicuíba, a Prefeitura de Osasco iniciará neste sábado, 20, a vacinação dos idosos com idade igual ou superior aos 84 anos. A comparação com Carapicuíba não faz do processo osasquense atrasado, pois segue o Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Neste primeiro dia de imunização, a campanha vai das 10 às 16 horas, apenas no sistema drive thru que será instalado no estacionamento da Prefeitura, na rua Narcisio Sturlini. Para receber a dose, o idoso deverá realizar o agendamento pela Central 156 ou no 3651-7080. Também é necessário fazer o pré-cadastro no portal VaciVida (vacinaja.sp.gov.br). No ato da imunização, a pessoa deverá apresentar comprovante de endereço em nome do idoso, documento com foto e o cartão do SUS atualizado.
Pelo sistema Drive Thru a dose só será aplicada em quem estiver a bordo de carrod e ter feiro agendamento prévio. Pessoas que integram o grupo e que estiverem a pé poderão procurar uma das 34 Unidades Básicas Saúde (UBSs) ou um dos dois Centros de Atenção ao Idoso a partir de segunda-feira, 22/2, sem a necessidade de agendamento prévio.
A Prefeitura de Osasco não abordou o tema sobre o estoque disponível de vacinas.

FORÇA-TAREFA POR MAIS VACINA

Diante do quadro de escassez da vacina em diversas cidades, o governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira, 16, a criação de uma força-tarefa para acelerar a entrega de doses do Instituto Butantan para todo o país. A fábrica de imunizantes na capital paulista dobrou o total de funcionários do setor de envase de 150 para 300 profissionais. Além do incremento de 100% na mão-de-obra para envasamento das vacinas, o controle de qualidade também contará com 20 novos profissionais que se juntarão aos 300 trabalhadores que já atuam na capital paulista.
A partir da próxima terça-feira, 23, o Butantan prevê acrescentar ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) um novo lote de 3,413 milhões de doses em um prazo de oito dias. Em média, serão 426 mil doses por dia para a imunização de brasileiros contra o coronavírus em todo o país.