Início Cidades UBS do Jardim Conceição é renovada e setor de Hemodinâmica começa a...

UBS do Jardim Conceição é renovada e setor de Hemodinâmica começa a funcionar no Antônio Giglio

572
0
Lins conferiu as instalações da Hemodinâmica (Foto: Marcelo Deck)

A Prefeitura de Osasco entregou na semana passada duas melhorias em seus equipamentos de saúde: numa primeira cerimônia, na quinta-feira, 20, o prefeito Rogério Lins (Pode) entregou a reforma e modernização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lia Buarque Macedo Gasperini, situada na avenida Clóvis Assaf, 460, Jardim Conceição (paralela à avenida dos Trabalhadores). Segundo a administração municipal, a unidade atende a cerca de 30 mil moradores da região, incluindo-se aí os bairros do Conceição, Jardim Primeiro de Maio, Santa Maria e Fazendinha, entre outros.
A reforma incluiu troca de piso, portas e janelas, renovação nas redes elétrica e hidráulica e gases medicinais, manutenção do telhado, readequação dos espaços internos e externos, nova pintura e layout para os ambientes. A unidade ainda ganhou nova recepção, consultórios de clínico geral, psicologia, odontologia, ginecologia, pediatria, salas de vacinação, medicação, farmácia, inalação, terapia em grupo, reuniões, enfermagem, acolhimento, administrativo, coleta, almoxarifado, refeitório, vestiário e sala de reuniões. Os sanitários feminino e masculino foram adaptados para pessoas com deficiência. Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado e equipamentos nas salas de espera, recepção, odontologia e administração. A fachada recebeu novo paisagismo e nova pintura, além da instalação de lâmpadas de Led dentro e fora da UBS.
“A reforma da UBS era uma reivindicação antiga dos moradores. Essa entrega conclui mais uma etapa do nosso plano de modernização na área da saúde e representa mais uma conquista para a nossa população. Este equipamento é de vocês e para vocês”, disse Rogério Lins durante o descerramento da placa de reinauguração da unidade que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

HEMODINÂMICA

Já no sábado, dia 22, o prefeito Rogério Lins entregou o Setor de Imagem de Hemodinâmica, instalado no 4º andar do Hospital Municipal Antônio Giglio, no Centro de Osasco. O espaço conta com aparelho usado para diagnóstico de casos suspeitos de obstrução de artérias coronarianas.
Em casos de confirmação do diagnóstico, é feito o chamado cateterismo. Instala-se um catéter em uma artéria (virilha, braço ou punho) e dentro dele é injetado o contraste (líquido radiopaco), por meio do qual o médico consegue monitorar na tela do equipamento onde ocorre o entupimento e, assim, iniciar o tratamento endovascular necessário. O cateter é guiado até o coração por um equipamento especial de raio x que permite a visualização das artérias coronárias, válvulas e músculo cardíaco.
Até recentemente, os casos eram encaminhados para diagnóstico no Instituto do Coração (Incor) ou para os hospitais Dante Pazzanese e Pirajuçara, na Capital. “É mais uma conquista para a área da Saúde e para a população da nossa cidade. Esse equipamento ajudará a salvar muitas vidas”, disse Rogério Lins.
Segundo a Prefeitura, o equipamento atenderá apenas pacientes de Osasco e tem capacidade para realizar, em média, cerca de 60 procedimentos por mês.
Os exames no aparelho de hemodinâmica serão feitos tanto em pacientes internados no Hospital Antônio Giglio como nos casos encaminhados pela rede pública municipal: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Prontos-Socorros e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A unidade do Jardim Conceição tem nova recepção
(Fotos: Marcelo Deck)