Início Geral PZ Dia D busca imunizar quem já ultrapassou os prazos para aplicação da...

Dia D busca imunizar quem já ultrapassou os prazos para aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19

833
0
Postos em todo o Estado estarão aptos à segunda dose (Foto: Marcelo Deck/PMO)

O governo de São Paulo programou para este sábado, 5, um Dia D para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo o governo paulista, a aplicação da segunda dose no Estado está atrasada e a iniciativa de um dia especial voltado para incrementar essa etapa da imunização, que deve ser realizada em parceria com municípios, pretende vacinar mais de 500 mil pessoas que não completaram o seu esquema vacinal.
Mais de 5 mil pontos de vacinação em todo o Estado devem ficar abertos das 7 às 18 horas para a aplicação exclusivamente da segunda dose. Deverão ser vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias atrasados com relação a doses da vacina do Butantan (Coronavac) e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz (Astrazeneca).
“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará um recurso (etapas) para os profissionais de saúde dos municípios, para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população. Levantamento da própria Secretaria divulgado no final da última semana apontava que 501.693 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/Astrazeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan/Coronavac. Do total de pessoas que não tomaram as doses da Fiocruz/Astrazeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. O restante do público são profissionais de saúde.