O Pet Parque de Osasco recebeu no domingo, 28/11, uma homenagem de iniciativa da Prefeitura ao cachorro conhecido como Manchinha, morto na cidade em 2018 pelo segurança de uma rede de supermercados, e que gerou grande convulsão social em nome das discussões em torno dos direitos dos animais. No local, como um símbolo para a conscientização e proteção dos animais, a Prefeitura instalou e inaugurou um monumento com a imagem do cachorro.
A obra tem autoria do artista plástico e escultor Cleider de Souza e apresenta uma imagem de semelhança e tamanho realista do animal. Com apoio da Prefeitura de Osasco e idealizado pelo Instituto Manchinha, o espaço localizado na avenida Franz Voegeli, 930, na Vila Yara, conta ainda com paisagismo, bancos e a pintura do artista Dingos Del Barco que ilustra um par de asas e uma auréola desenhadas ao fundo do monumento em um azul que alude ao céu.
O evento de homenagem contou com a presença de munícipes, associações, protetores de animais e autoridades que, juntos, salientaram a importância de continuarem trabalhando em prol dos animais. “Hoje é um marco de luta em defesa dos animais. Nós temos o antes e o depois do Manchinha, porque entendemos que Osasco deveria ser protagonista não de uma tragédia e sim de coisas boas, então o monumento é um símbolo para que cada um respeite e proteja os animais”, disse o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins.