Início Cidades Barueri promove ação com preservativos e testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis

Barueri promove ação com preservativos e testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis

228
0
O teste rápido fica pronto em 20 minutos - Foto: Lourivaldo Fio/Secom

Como forma de combater o preconceito e alertar constantemente sobre as consequências das doenças sexualmente transmissíveis, o mundo inteiro celebrou na última quarta-feira, 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Em Barueri, a mobilização começa neste sábado, dia 4, por meio da “Ação Extramuros”, ligada à campanha Fique Sabendo, do governo estadual, conduzida pela equipe do Programa IST/Aids e Hepatites Virais do município. Será oferecida a testagem rápida de HIV, sífilis e Hepatites B e C para toda a população, além de distribuição de preservativos, materiais informativos e acolhimento. O evento ocorre na rua, próximo à estação Antônio João da CPTM e do shopping center próximo ao local, das 13 às 21 horas.
O teste rápido estará disponível para jovens e adultos com vida sexual ativa. Os interessados podem comparecer no local munidos de documentos com foto. Como o próprio nome sugere, o teste rápido é prático e o resultado fica pronto em torno de 20 minutos. “O teste rápido é uma tecnologia que não pressupõe um ambiente laboratorial e por isso ele pode ser executado em vários lugares. O teste de HIV é um teste diagnóstico, enquanto os testes de Sífilis e Hepatites são de triagem e por isso é necessária uma investigação maior sobre a saúde do usuário”, explica Reinildo de Souza, coordenador do Programa IST/Aids de Barueri.
O teste rápido está ligado ao diagnóstico precoce, contribuindo com tratamento da doença e também com a quebra da barreira de transmissão das patologias. Diante de um diagnóstico positivo, o paciente recebe o acolhimento necessário e é encaminhado ao serviço, que é multiprofissional, onde receberá as medicações que precisa e também o acompanhamento de diversos especialistas.
Apesar dos testes rápidos oferecidos durante a ação, eles são gratuitos e também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Atendimento Especializado, situado agora em novo endereço, à avenida 26 de março, 845, no Centro.