Início Cidades Sequência de inaugurações e shows com Dilsinho e João Gomes marcam 75...

Sequência de inaugurações e shows com Dilsinho e João Gomes marcam 75 anos de Barueri

1008
0
Foto: Secom/PMB

Festa de aniversário de Barueri terá inauguração de Centro de Convivência no Mutinga e shows com Dilsinho e João Gomes

O município de Barueri comemora oficialmente na terça-feira, dia 26 de março, seus 75 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura local já vem promovendo, nas últimas semanas, uma série de inaugurações que visam dotar a cidade de maior infraestrutura.
Nas últimas quatro semanas, por exemplo, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) e sua equipe já inauguraram dois campos de futebol no Parque Viana e Parque Imperial; um campo de futebol society no Parque dos Camargos; além de duas escolas maternais no Parque Viana e Jardim Regina Alice, uma Emei na Vila São Silvestre e, mais recentemente, a reinauguração do prédio da Emeief no Jardim Maria Helena.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

O novo Centro de Convivência Maria Evangelista será inaugurado no Jardim Mutinga – Fotos: Divulgação

Dando sequência a essa série de inaugurações por conta do aniversário da cidade, neste sábado, dia 23 de março, as secretarias de Obras e da Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), programaram uma nova cerimônia para tal finalidade: às 10 horas será entregue o Centro de Convivência Maria Evangelista, na rua João Rodrigues Nunes, 257, no Jardim Mutinga. O empreendimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, com opções de atividades físicas e culturais.
O evento será aberto à comunidade e terá a presença de autoridades municipais e dos familiares da homenageada Maria Evangelista, ex-vereadora que faleceu em abril de 2017, aos 73 anos de idade.
Com dois pavimentos, o prédio foi erguido em terreno de 2.984,19 m², sendo a área construída de 2.682,44 m². Segundo a Prefeitura, o equipamento atende aos parâmetros de sustentabilidade, com reaproveitamento de água da chuva e captação de energia solar.
O Centro de Convivência Maria Evangelista tem espaço geek, gibiteca, cozinha para aprendizagem culinária (cozinha experimental), duas salas multiuso e de artes, estacionamento com 14 vagas, playground, bicicletário, quadra poliesportiva, salas de ginástica, dança, pilates/ioga, elevador e banheiros acessíveis, piso tátil direcional, mapa tátil e pátio coberto.

PISEIRO E PAGODE

João Gomes e Dilsinho são as principais atrações da festa de aniversário – Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Barueri também programou diversos shows artísticos gratuitos para a população e, pelo fato de o aniversário ser comemorado no meio da próxima semana, optou por oferecer as principais atrações neste final de semana, entre o sábado, 23/3, e o domingo, dia 24/3.
A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e no sábado haverá várias atividades para a família na Praça das Artes. Tudo começa às 9 horas com uma aula aberta de circo e continua até as 14h30, horário em que iniciam as apresentações musicais, como o Pagode do Zoio, Nicolas Krassik com seu Forró Instrumental, Projeto Rock Story, DJ Buda e Samba Rock, além dos espetáculos de humor e teatro (ver quadro). Às 20 horas, a participante do The Voice Brasil, Marilia Lopes, encerra o dia de apresentações.
As atrações principais sobem ao palco no domingo, a partir das 17 horas, em frente ao Ginásio José Corrêa. O primeiro a se apresentar será o cantor e compositor Dilsinho, pagodeiro e dono dos hits “Sogra”, “Piquenique”, “Telecine”, “Futuro e Presente”, “Misturados”, entre outros. Às 19h30, o também cantor e compositor João Gomes solta a sua voz com seu forró e piseiro.

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS DOS 75 ANOS DE BARUERI
SÁBADO 23/3/24
09h00 Aula aberta de circo
10h30 Palhaço Pelotinha
11h30 Mágico Cristiano Bras
12h00 Oficinas de Baby Dança
12h30 Banda da Guarda
15h45 Nicolas Krassik
Forró Instrumental
17h00 Projeto Rock Story
18h30 DJ Buda e Samba Rock
18h30 Rodrigo Sant Anna no
show de humor (Ingressos à venda no site bilheteriaexpress.com.br) Local: Teatro Praça das Artes – R. Min. Raphael de Barros Monteiro, 255 – Jardim dos Camargos
20h00 Marilia Lopes
Demais Atrações: Praça de alimentação e brinquedos infláveis
Local: Praça das Artes
Endereço: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
DOMINGO 24/3/24
17h00 Dilsinho
19h30 João Gomes
Demais Atrações: Praça de alimentação
Local: Em frente ao Ginásio José Corrêa (avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000 – Centro)

ÀS MARGENS DO TIETÊ
O povoado de Barueri teve início em 1560, quando o padre José de Anchieta ergueu uma capela em louvor à Nossa Senhora da Escada, às margens do rio Tietê, pouco acima da confluência do rio Barueri Mirim, e que hoje é o templo da Padroeira da cidade.
A partir da igreja, o lugar cresceu rápido, tornando-se um dos mais importantes aldeamentos de índios no Brasil colônia, alvo de bandeirantes que os aprisionavam para emprego como mão de obra escrava. O vilarejo conseguiu sobreviver com ajuda dos padres jesuítas.
Com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia. Em 1870, iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital, São Paulo, com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
Pertencente ao município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia a olhos vistos, suplantando a pacata e bucólica Parnaíba.
O movimento emancipacionista permitiu a criação do município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então governador do Estado, Adhemar de Barros. Em 26 de março de 1949 instalou-se o governo municipal e a primeira Câmara de vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 foi promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri. O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de polos empresariais como os de Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia e, mais recentemente o Distrito Industrial do Votupoca.
O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Tietê.
O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, há muitos anos, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação.
“Flor vermelha que encanta” é, na verdade, uma espécie de slogan associado a Barueri, o nome da cidade.
Atualmente, Barueri é reconhecida uma das cidades mais ricas do Estado de São Paulo, com um dos os maiores Produtos Internos Brutos (PIB) paulistas e brasileiro: é o 6º maior PIB no ranking estadual e 17º no ranking nacional. Com sua área demarcada em 65,701 quilômetros quadrados (km²), a sua população apontada em 2022 pelo censo do IBGE era de 316.473 pessoas.
Barueri é administrada pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB), que está em seu sexto mandato à frente do Executivo municipal. A Câmara conta com 21 vereadores e está sendo presidida pelo vereador Toninho Furlan (PDT).
Para este ano, o Decreto nº 9.890/23 assinado pelo prefeito Rubens Furlan determinou que a terça-feira, dia 26 de março, não será feriado e apenas um ponto facultativo na cidade.