Início Geral PZ Guardas Municipais de Barueri e Itapevi celebram aniversários de fundação

Guardas Municipais de Barueri e Itapevi celebram aniversários de fundação

955
0
A GCM de Barueri é composta por 531 guardas e mais de 100 viaturas - Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

Duas cidades da região iniciaram esta semana celebrando os aniversários de fundação de suas respectivas Guardas Civis Municipais (GCMs).
Em Barueri, a mais antiga, a data oficial de criação da corporação remete à edição da Lei Complementar nº 20, de 1994, assinada pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB).
Nesses 28 anos de existência, a GCM de Barueri tornou-se referência no Brasil. A administração municipal comemora ganhos não apenas em novos equipamentos como viaturas (de 18 para cerca de 100) e câmeras de monitoramento, mas sobretudo de pessoal. “Houve uma grande evolução em treinamento de agentes como nos equipamentos”, afirma o comandante da GCM, Hélio Manoel da Silva, referindo-se ao fato de que, ao se prepararem no aprendizado e treinamento das técnicas policiais, os agentes recebem noções de Direito, Legislação (normas e regulamento da Guarda), Técnicas de Socorro de Urgência, entre outros.
Nesta semana de comemoração, a Prefeitura de Barueri divulgou que a corporação é composta por 531 guardas, contando com mais de 100 viaturas, 520 câmeras de monitoramento, um ônibus equipado com monitoramento de câmeras e 4 bases móveis.
“O papel da Guarda Municipal é assegurar o direito do cidadão. O direito de sair de casa e ir ao trabalho ou à escola sem que seja vítima de algum crime, por exemplo. Além de estar disponível para atendimento em casos de socorro”, resume o comandante Hélio Silva.

ITAPEVI: 25 ANOS

Já o aniversário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi foi celebrado na segunda-feira dia 5 de setembro, com uma cerimônia oficial realizada no Centro de Operação de Itapevi (COI), no Jardim Santa Rita.
Para o comandante corporação, Humberto Araújo, o surgimento da Guarda foi um importante marco no reforço da segurança pública na cidade. “Em 1997, quando iniciamos a nossa jornada, a nossa vontade de vencer sempre foi gigante para prestarmos um serviço de excelência à população. E isso sempre norteou a atuação da Guarda Civil de Itapevi. Acredito que estamos conseguindo corresponder às expectativas do cidadão”, declarou.
O evento na segunda-feira contou com a entrega de troféus aos primeiros colocados das categorias masculino e feminino da GCM que participaram do torneio de tiros realizado na última semana pela própria corporação. Também foram homenageados, com medalhas de honra ao mérito, oito guardas que se destacaram no atendimento de ocorrências nos anos de 2021 e 2022; e outros 18 que iniciaram na GCM de Itapevi em 1997.
A GCM de Itapevi foi criado oficialmente em 5 de setembro de 1997, através da Lei Complementar nº 03, assinada pelo então prefeito Sérgio Montanheiro. De acordo com a Prefeitura, a corporação, atualmente, é composta por 218 agentes em seu efetivo, 53 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França), Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro (Terminal Rodoviário) e móveis situadas na região central. A corporação conta ainda com o Centro de Operações de Itapevi (COI), no Jardim Santa Rita, que coordena todas as ações da Guarda diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, localizado na rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890, Vila Santa Rita; e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O atual prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), afirmou ter publicado na semana passada a  abertura do edital de licitação para locação de veículos renovando a frota de 40 novas viaturas da Guarda.
Na região Oeste, há pouco mais de dois meses, em 2 de julho, também a cidade de Jandira celebrou os 24 anos de criação de sua GCM, formalizada em 2 de julho de 1997 pelo então prefeito Braz Paschoalin (Lei nº 1.077).

Uma cerimônia nesta semana celebrou os 25 anos da GCM de Itapevi – Foto: Willian Leite/PMI