Início Cultura Projeto começa pela região promovendo o grafite como forma de reflexão sobre...

Projeto começa pela região promovendo o grafite como forma de reflexão sobre diversidade e inclusão

400
0
Entidades de assistência social promoverão o grafite em 21 cidades brasileiras - Foto: Divulgação Projeto Comunidades Criativas

O projeto Comunidades Criativas, que utiliza o grafite como forma de expressão e faz uma reflexão sobre diversidade e inclusão, estreou suas ações na terça-feira, 25/10, na cidade de Barueri, com a realização de uma primeira oficina de orientação ofertada às pessoas atendidas pelo Instituto Social Parque dos Camargos (IEPPC), que atua no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e social desde 1998.
Em sua primeira etapa, o projeto Comunidades Criativas, que é apoiado pelo Instituto CCR no trecho da CCR ViaOeste, realiza uma oficina de orientação, onde todos os envolvidos mergulham nos temas para produzir desenhos sobre diversidade e inclusão e, após a votação popular, o desenho vencedor é escolhido para o Dia do Grafite. A ilustração mais votada será, então, grafitada pelos próprios participantes. Esse trabalho será replicado em 22 instituições de assistência social de 21 cidades brasileiras. Na etapa final, haverá a distribuição gratuita do livro Comunidades Criativas, que reunirá os 22 muros grafitados e os desenhos feitos pelos participantes, mostrando um panorama interpretativo das 21 cidades sobre o tema.
Para o coordenador de projetos da Horizonte e responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. Já a analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR, Ariane Telees, avalia que “por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes, apoiados pelo Instituto CCR”.
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os desenhos escolhidos devem ser apresentados pela organização nos primeiros dias do próximo mês de novembro.