Início Geral PZ Começam as provas do Enem para 3,4 milhões de estudantes

Começam as provas do Enem para 3,4 milhões de estudantes

303
0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Cerca de 3,4 milhões de estudantes iniciam prova do Enem neste domingo

Cerca de 3,4 milhões de candidatos estão inscritos e começam a fazer neste final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2002. Assim como em outros anos, as provas contendo 180 questões e também a redação serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas para as provas presenciais e também pra quem se inscreveu no formato digital.
Neste primeiro domingo, dia 13, serão aplicadas 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No próximo domingo, dia 20/11, será a vez das 45 questões de matemática e outras 45 questões de ciências da natureza.
Em todo o país, os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O início das provas será às 13h30. No primeiro domingo, sua duração máxima será de cinco horas e meia (até às 19 horas) e no próximo final de semana de cinco horas (até às 18h30). O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional.
As inscrições dos participantes foram finalizadas no mês de maio deste ano e o local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O QUE PODE E
O QUE NÃO PODE

O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
Além disso, o inscrito deve levar RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos); caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Pode levar, ainda, álcool em gel; máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados); lanche; e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Ao contrário, o participante não poderá usar telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico que deverão ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado. Também não poderá ingressar no local com qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros; bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação Superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação Superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino Médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação Superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino Médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil