Início Cidades Diante da ampliação de novos casos, Saúde de Barueri reforça recomendação da...

Diante da ampliação de novos casos, Saúde de Barueri reforça recomendação da vacina contra meningite

505
0
Setor recomenda atualização da caderneta de vacinação - Foto: Ricardo Santos/Arquivo Secom

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, e levando em consideração o aumento do número de casos de meningite nas últimas semanas registrado no Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Barueri divulgou material à imprensa recomendando a manutenção atualizada da caderneta de vacinação. A campanha de multivacinação na cidade foi prorrogada até o fim de novembro, sendo que ela contempla também a imunização contra a meningite.
A vacina contra a meningite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças e adolescentes e, para se vacinar, é preciso apresentar a caderneta de vacinação, assim como documento de identificação com foto.
A meningite é uma doença de grande ocorrência e, apesar de registrar casos por todo o ano, as mais comuns são as virais, que atacam na primavera e verão. Já as meningites bacterianas são mais frequentes no inverno e outono. A maior parte dos tipos de meningites, no entanto, não deixa sequelas, mas a meningocócica é grave e contagiosa, podendo provocar consequências graves aos atingidos e até levar a óbito. A meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas a envolver o cérebro e a medula espinhal, sendo causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As vacinas são a forma mais eficaz de evitar infecção e todas estão disponíveis nas UBSs.

COBERTURA EM BARUERI

Este ano, em Barueri,de acordo com a Secretaria da Saúde, a cobertura vacinal de doses que protegem contra a meningite são as seguintes: BCG: 67,98%; Pentavalente: 66,89%; Meningocócica C: 65,25%; e Pneumocócica 10: 68,18%. Os dados são de 9 de novembro.
Entre janeiro e início de novembro deste ano, a Divisão Técnica da Vigilância Epidemiológica de Barueri registrou 195 notificações de meningite, sendo 154 de Barueri. Desse total, 102 foram descartadas.
Das 154 fichas de notificações, 52 casos foram confirmados, sendo 29 meningites virais, um caso de  pneumococo, dois casos por criptococo, um caso de meningite tuberculosa, nove casos de não especificadas e dez casos por outras bactérias.
A Vigilância em Saúde informa que houve um aumento de casos de meningite em relação ao mesmo período no ano de 2021.
Os endereços e horários dos postos de atendimento em Barueri podem ser conferidos pelo site https://portal.barueri.sp.gov.br/cidadao/saude/rede-municipal-saude.