Início Política Regional Morre a ex-vereadora de Carapicuíba, Professora Sônia

Morre a ex-vereadora de Carapicuíba, Professora Sônia

392
0
Sônia foi vereadora por dois mandatos em Carapicuíba - Foto: Arquivo/PZ

Morreu na madrugada de quarta-feira, 16 de novembro, a ex-vereadora de Carapicuíba Sônia Maria Esteves dos Santos Sousa, a Professora Sônia.
Nascida em 22 de outubro de 1963, Sônia completou 59 anos no mês passado e vinha lutando contra um câncer. Informações não oficiais dão conta de que, nesta semana, ela estava internada em um hospital na Capital paulista onde teve complicações e não resistiu.
Nascida na cidade paranaense de Nova Esperança, Sônia fixou residência ainda jovem em Carapicuíba, onde residia há mais de 40 anos. Especializada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), era professora concursada do Estado na área de História.
Na política, cumpriu seu primeiro mandato como vereadora em Carapicuíba, sendo eleita em 2008 com 2.426 votos; e reeleita em 2012 com 6.087 votos, a mais votada da cidade naquele pleito. Ambos os mandatos foram cumpridos como integrante do PDT.
Juntamente com seu marido, o sindicalista Tadeu Morais, ajudou a fundar o Solidariedade e, por esse partido, em 2014, lançou-se candidata a deputada estadual, sem sucesso, com 28.334 votos.
Na eleição seguinte, em 2016, lançou-se pela primeira vez ao cargo de prefeita da cidade, agora pelo PRB, ficando na segunda colocação com 67.794 votos e perdendo para o prefeito eleito Marcos Neves (então no PV).
Em 2018 voltou a se candidatar a deputada estadual pelo Solidariedade, aumentou sua votação para 33.902 votos, mas novamente não conseguiu se eleger.
Sua última disputa nas urnas ocorreu em 2020, quando tentou novamente o cargo de prefeita pelo PSD, ficando novamente na segunda posição (21.085 votos) e perdendo para o reeleito Marcos Neves (PSDB). Antes da doença e do afastamento do público, era tida como virtual candidata novamente ao posto de prefeita no próximo pleito, de 2024.
Durante todo o período em que ficou sem mandato eletivo, Professora Sônia ainda foi secretária municipal de Habitação de Itapevi e, por muitos anos, ocupou o posto de coordenadora estadual dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do governo do Estado de São Paulo.
Sônia teve atuação política marcada pela defesa da educação, saúde, segurança da mulher, geração de emprego e defesa dos animais; além de manter projetos sociais como o mutirão do emprego, campanha de combate ao câncer de mama e mutirão de castração de animais domésticos.
Era casada com Tadeu Morais e mãe de quatro filhos.

LUTO OFICIAL

Logo na manhã da quarta-feira, 16 de novembro, ao tomar conhecimento da morte de Professora Sônia, o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), editou o Decreto nº 5.258 declarando “luto oficial” no município pelo período de três dias.