Início Cidades Livros mostram histórias de atendimentos no Cati e poesias dos pacientes do...

Livros mostram histórias de atendimentos no Cati e poesias dos pacientes do Caps em Osasco

375
0
Autoridades e homenageados exibiram aspectos do livro do Cati - Foto: Fernanda Cazarini

Idealizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Osasco, foi lançado na sexta-feira da semana passada, dia 24/2, um livro que retrata os 23 anos de História do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). O livro tem 167 páginas com fotos e depoimentos de 60 munícipes que frequentam os serviços do setor, além de profissionais que atuam nos atendimentos.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Teatro Municipal Glória Giglio, fez parte das comemorações dos 61 anos de emancipação político-administrativa da cidade e contou com a presença dos próprios homenageados, familiares e amigos.
Algumas páginas da publicação também foram reservadas para homenagens póstumas. O Cati oferece às pessoas com mais de 60 anos atividades como aulas de dança, jogos, capoeira, piscina, hidroginástica e passeios.
“Resolvemos fazer o livro em homenagem aos idosos que frequentam nossos serviços. Reúne depoimentos dos que frequentam a unidade há mais tempo e os que passaram a utilizar recentemente. É um serviço que tem como finalidade proporcionar entretenimento e atividades recreativas que ajudem a dar mais qualidade de vida a esse público”, disse o secretário de Assistência Social, Antônio Carlos Vido, que representou o prefeito Rogério Lins (Podemos).

INTIMIDADES POÉTICAS

O mesmo Teatro Municipal Glória Giglio recebeu, agora na terça-feira, 28/2, nova cerimônia para lançamento de outro livro, intitulado Intimidades Poéticas, que reúne poesias e ilustrações produzidas por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps-AD), vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco.
A ideia de reunir as poesias e figuras feitas pelos usuários do serviço foi do psicólogo João Roberto Oliveira e Silva, que atua no Caps há 19 anos. “Ao longo desses anos, alguns pacientes nos apresentaram esses trabalhos. Aí fizemos uma coletânea desse material e decidimos fazer o livro”, explicou o psicólogo.
A publicação tem 64 páginas e reúne os escritos de 20 poetas e poetisas atendidos pela unidade. Foram impressos 200 exemplares, alguns deles entregues aos próprios produtores do conteúdo. Os demais serão vendidos por R$ 30,00 e o valor arrecadado será revertido para os próprios poetas e poetisas.
A diagramação do livro foi feita por Jéssica Dantas, também paciente do Caps-AD. A secretária-adjunta de Saúde, Suzete Franco, e o secretário de Planejamento e Gestão, Éder Máximo, representaram o prefeito Rogério Lins na cerimônia.

Poetas e poetisas reuniram obras em livro do Caps-AD – Foto: Marcelo Deck