Início Geral PZ Vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser aplicada em...

Vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser aplicada em todas as cidades da região

726
0
Pessoas acima dos 70 anos começaram a ser imunizadas nesta semana - Foto: Benjamim Sepulvida/Secom/PMB

Com a chegada das primeiras doses liberadas pelo Ministério da Saúde, começou em todo o Estado de São Paulo a nova fase de vacinação contra a Covid-19, agora reforçada com o imunizante bivalente da Pfizer.
A vacina bivalente é uma atualização que protege contra a cepa original do coronavírus (SARS-Cov-2) e as subvariantes da Ômicron (BA.1 e BA.2).
Assim como nos períodos anteriores, em razão de não haver doses disponíveis para toda a população, a vacinação será dividida em etapas. Neste primeiro momento, iniciado na segunda-feira, 27 de fevereiro, serão imunizadas pessoas com 70 anos ou mais; moradores de instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para tomar a dose bivalente a pessoa tem que ter recebido no mínimo as duas primeiras doses do esquema vacinal primário (1ª e 2ª doses), devendo aguardar um intervalo de quatro meses da última dose. Pessoas que só receberam uma dose da vacina monovalente terão que se vacinar com a segunda dose antes de tomar a bivalente.
Já na segunda-feira, dia 6 de março, com o recebimento de novas doses, os municípios se preparam para a segunda fase, vacinando pessoas de 60 a 69 anos de idade. A aplicação da dose em gestantes e puérperas será na terceira fase, a partir de 20 de março; e os profissionais da saúde receberão a dose bivalente a partir 17 de abril deste ano, na quarta fase.
Por fim, numa quinta fase, pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos 11 meses e 29 dias de idade; funcionários do sistema de privação de liberdade tomam o imunizante a partir de 17 de abril.

NA REGIÃO

As sete cidades da região Oeste da Grande São Paulo divulgaram nesta semana seu esquema vacinal da polivalente.
Em Osasco, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para se conhecer os endereços dessas unidades e os horários de atendimento, a Secretaria de Saúde da cidade disponibiliza o site saúde.osasco.sp.gov.br.
Em Barueri, as vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Benedito de Oliveira Crudo (atendimento provisório no Centro de Especialidades, situado na rua Benedita Guerra Zendron, 225 – região central); na Adauto Ribeiro (avenida Zélia, 950 – Parque dos Camargos); Armando Gonçalves de Freitas (atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, situado na rua Padre Cícero Romão, 384 – Parque Imperial); e na UBS Pedro Izzo, localizado na rua Evereste, 26 – Jardim Esperança.
Em Jandira, todas as Unidades Básicas de Saúde estão oferecendo a vacina, com atendimento no período das 8 às 16 horas.
Em Pirapora do Bom Jesus, a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF), entre as 9 e 16 horas.
Em Santana de Parnaíba, as UBSs e USAs atendem ao público prioritário das 7 às 17 horas.
Em Itapevi, todas as unidades de saúde oferecem a vacina, no período das 9 às 15 horas.
Por fim, apesar de ter divulgado o início da vacinação na terça-feira, dia 28/2, a Prefeitura de Carapicuíba não divulgou horários e endereços das unidades onde ela acontece. Ressaltou, no entanto, que é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e que os imunossuprimidos têm a necessidade de apresentar também o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.