Início Geral PZ População de qualquer idade pode ser vacinada contra a gripe influenza

População de qualquer idade pode ser vacinada contra a gripe influenza

2650
0
A vacina pode ser aplicada em qualquer pessoa, acima dos 6 meses de idade - Foto: Secom/PMO

Desde o início desta semana, na segunda-feira, 15 de maio, os municípios de todo o país estão autorizados a vacinar de forma ampla a população contra a gripe. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação para toda a população acima dos seis meses de idade. Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento oficial da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio. Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
De acordo com o governo federal, a ampliação antecipada atende a um pedido de estados e municípios. Isso porque a procura pelo imunizante está baixa e, os estoques, cheios. A campanha deste ano começou em 10 de abril. A medida veio também com o aumento de doses enviadas aos municípios brasileiros.
A partir da agora, estados e municípios definem as estratégias de vacinação de acordo com os estoques e as realidades de cada região.
Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em final de abril, o Brasil registrou 253 mortes por gripe neste ano.

NA REGIÃO

Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 18/5, quatro cidades da região Oeste haviam divulgado esquema vacinal com a liberação do imunizante contra a gripe.
Em Osasco, a vacinação ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para se vacinar é preciso apresentar um documento com foto. Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação. Para consultar os endereços e horários de funcionamento das UBSs deve-se acessar o site www.saude.osasco.sp.gov.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 156.
Em Jandira, a Secretaria de Saúde da Prefeitura local já havia disponibilizado a vacinação desde a sexta-feira, dia 12 de maio.
Também na cidade a ação está sendo realizada em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Não é necessário agendamento prévio. Basta procurar a unidade mais próxima da residência, ressaltando que menores de 18 anos se vacinarão somente acompanhados de responsável.
Carapicuíba também divulgou que a vacinação contra a gripe acontece em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.
Para se vacinar, é necessário comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência e levar RG, Cartão do SUS e carteira de vacinação. No caso dos profissionais das forças armadas, segurança, salvamento, transporte coletivo, saúde e caminhoneiros (as) será necessário a apresentação da carteira de trabalho. Menores de idade devem comparecer com um maior responsável. Já gestantes devem levar o cartão de gestante e as pessoas com deficiência e comorbidades precisam apresentar receita ou laudo médico.
Por fim, em Barueri, a Secretaria de Saúde liberou a aplicação da vacina para o público ampliado na quarta-feira, dia 17 de maio, também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Para saber o endereço da UBS mais próxima para a aplicação da vacina e os horários de atendimentos, deve-se acessar o site da Prefeitura (https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/rede-municipal-saude).
A Prefeitura de Barueri lembra que a dose contra a influenza pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive contra a Covid-19.

MINIMIZAR A CARGA DO VÍRUS

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. O objetivo da campanha é imunizar 90% de cada um dos grupos elegíveis e reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, de acordo com o Ministério.