Início Esportes Após decisões da marca da cal, Corinthians e São Paulo avançam, mas...

Após decisões da marca da cal, Corinthians e São Paulo avançam, mas Santos cai na Copa do Brasil

131
0
Bahia x Santos, na Arena Fonte Nova, em Salvador: o tricolor da Boa Terra ganhou nos pênaltis e despachou o “Peixe” (uniforme negro) - Foto:Felipe Oliveira/ECBahia/Fotos Públicas

Em duelos que movimentaram os jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil de futebol, Corinthians, Palmeiras e São Paulo confirmaram no meio desta semana suas vagas nas oitavas de final, enquanto o Santos caiu em decisão por pênaltis. Com vantagem confortável por conta da vitória fora de casa por 2×0, o São Paulo recebeu o Sport (PE) na noite de quinta-feira, 1º de junho, e deu um grande susto em sua torcida ao cair derrotado por 3×1. O placar obrigou a decisão em cobrança de pênaltis, mas o Tricolor acabou se dando melhor e venceu por 5×4, garantindo a vaga.
A definição do confronto no qual o Timão despachou o Atlético Mineiro ocorreu na quarta-feira, 31 de maio. Os paulistas devolveram na Arena Itaquera o escore desfavorável que amargaram duas semanas antes, em Belo Horizonte (2×0), com gols de Matheus Bidu e Roger Guedes. Depois, em cobrança de penalidades na qual brilhou mais uma vez a estrela do goleiro Cássio e os atleticanos pecaram pela má pontaria, o alvinegro ganhou por 3×1. O arqueiro corintiano bloqueou a primeira cobrança dos mineiros, desferida por Hulk, e agora computa 30 defesas de pênaltis com a camisa mosqueteira, recorde absoluto nos 123 anos de história do clube.
A classificação do alviverde foi celebrada em Fortaleza (CE) minutos antes de começar a batalha em Itaquera. O Verdão perdeu por 1×0 para o tricolor da Pici, mas fez valer para efeito de desempate os 3×0 aplicados em seu reduto em 17 de maio.
Com o empate em 0x0 quando recebeu o Bahia, o Santos visitou o tricolor da Boa Terra também na noite de quarta-feira, 31/5. Os donos da casa abriram a contagem e seus torcedores já comemoravam a vitória quando, aos 48 da etapa final, o santista Bruno Mezenga calou a Arena Fonte Nova. Com a bola na marca da cal, entretanto, o atacante do “Peixe” foi de herói a vilão ao permitir a segunda intervenção consecutiva do goleiro adversário, Marcos Felipe. Antes de Mezenga, Camacho já havia desperdiçado o seu tiro.
Com os 4×3 assinalados em seu terreiro, o Bahia avançou e agora espera, assim como os demais credenciados, o sorteio no qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definirá as chaves dos embates das quartas de final que terão ainda Grêmio (RS), América (MG), Athletico (PR) e Flamengo, este último após vencer o Fluminense por 2×0 na noite de quinta-feira, dia 1º (no primeiro jogo havia dado empate em 0x0).
Nos outros jogos em que se impuseram, o Imortal derrotou a Raposa (1×0), no Mineirão (MG); o Coelho perdeu para o Colorado por 3×1 em Porto Alegre (RS), depois se garantiu nos penaltis (5×4); mesmo caminho que levou o Furacão adiante: apesar do revés por 1×0 durante o tempo regulamentar na cidade do Rio de Janeiro, o rubro-negro curitibano deixou o Botafogo a ver navios com o troco de 4×2.