Início Cidades Nova frota com 80 ônibus começa a operar no transporte público de...

Nova frota com 80 ônibus começa a operar no transporte público de Itapevi

177
0
Os veículos foram apresentados à população em cerimônia na semana passada - Foto: Christian Carracci/PMI

Uma nova frota com 80 ônibus passou a ser disponibilizada para o transporte coletivo em Itapevi desde a segunda-feira, dia 23 de outubro. Os veículos foram adquiridos pela empresa detentora dos direitos de transporte coletivo na cidade, Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda (BBTT), e uma cerimônia em parceria com a Prefeitura foi realizada no sábado, dia 21/10, no Parque da Cidade, para exibir os veículos à população.
De acordo com a Prefeitura, são 80 veículos que irão atender 41 linhas municipais, transportando 40 mil pessoas diariamente. Desses, 40 são zero quilômetro e os outros 40 com idade média de até cinco anos de uso.
Ainda segundo a administração municipal, o objetivo da substituição da frota é proporcionar mais segurança e conforto para a população. Todos possuem wi-fi, ar-condicionado, tomadas com entrada USB para carregamento de smartphones e câmeras de monitoramento interno e externo. Cada um deles tem 39 assentos, sendo alguns deles disponíveis para gestantes, idosos, deficientes e pessoas com espectro autista. Desse total, 68 serão utilizados nas operações diárias e 12 ficarão para reserva e uso em caso de necessidade de ampliação da frota em circulação. São carros da marca Mercedes Benz, com carroceria Caio e Marcopolo movidos à diesel. Eles têm 13,4 metros de comprimento.
Esse novo investimento da Benfica se dá após a empresa ter vencido mais um processo licitatório, no início deste ano, para concessão do serviço na cidade. São 20 anos de concessão da linha municipal de ônibus, de 2023 a 2043, podendo ser prorrogado por mais 20 anos, ou seja até 2063.
Por contrato, cada veículo poderá operar por, no máximo, 10 anos em Itapevi com seu tempo de vida útil. O acompanhamento dos serviços prestados é realizado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi.