Início Esportes Santos derrota Bragantino e após oito anos vai à final do Paulistão...

Santos derrota Bragantino e após oito anos vai à final do Paulistão 2024

587
0
O Santos (uniforme branco) bateu o Bragantino em Itaquera e está na final do Paulistão 2024 - Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão

Por Marcelino Lima

O Santos disputará, após oito anos, o título do Campeonato Paulista de futebol da Série A1 contra Palmeiras ou Novorizontino, confronto marcado para começar às 21h35 desta quinta-feira, 28, na Arena Palestra. Para chegar à decisão que ao contrário das fases anteriores do Paulistão 2024 terá duelos de ida e volta já a partir do domingo, 31 de março, e será encerrada em 7 de abril,  o Peixe bateu o Bragantino na quarta-feira, 27/3, por 3×1, na Arena Itaquera, com gols de Joaquim, Guilherme e Giuliano; Sasha descontou para o Massa Bruta. Em 2016, temporada na qual protagonizou a última final, o onze da Vila Belmiro derrotou o Grêmio Osasco Audax, hoje brigando por uma vaga nas quartas de final da Série A4.

SÉRIE A2

Velo Clube x Juventus e Portuguesa Santista x Noroeste serão os confrontos semifinais da Série A2, que, surpreendentemente, reunirá as quatro equipes que terminaram a fase de classificação atrás dos clubes que despacharam da briga pelo título e do acesso à A1, projeto que apenas os finalistas concretizarão. Se a Federação Paulista de Futebol (FPF) mantiver a agenda divulgada antes do torneio, o quadrangular deverá começar neste domingo, 31/3, com embates de ida e volta.

As vagas foram definidas na quarta-feira, 27/3, quando o Velo Clube visitou São José dos Campos e voltou a derrotar o São José por 2×1, repetindo o marcador que construíra em Rio Claro. O Juventus segurou o empate por 0x0 contra a Ferroviária, em Araraquara, e levou a contenda para os pênaltis, já que na Rua Javari o placar também fora 1×1. Mais eficiente dos tiros da marca da cal, o Moleque Travesso ganhou por 3×1. Outro “azarão”, o Noroeste, calou Sorocaba ao ganhar do São Bento, por 2×1, após o empate por 1×1 em Bauru. A Portuguesa Santista, por seu turno, deixou Piracicaba em prantos: a Briosa entrou em campo no estádio do XV com a vantagem de ter vencido em casa por 3×2 e a manteve ao empatar com o Nhô Quim por 1×1. São Bento, São José, Ferroviária e XV de Piracicaba haviam sido, nesta ordem, os quatro melhores do módulo inicial.

DOIS DA REGIÃO

A FPF marcou para o sábado, 30 de março, a 15ª rodada do Campeonato Paulista da Série A4, a última da fase de classificação. Os oito jogos deverão começar às 15 horas e decidirão a sorte dos dois representantes da região, o Ska Brasil e o Grêmio Osasco Audax. Neste torneio, a Francana lidera com 29 e ao lado de Grêmio Sãocarlense, Taquaritinga, Barretos (2º, 3º e 4º, nesta ordem, todos com 26) e XV de Jaú (5º/25) já tem sua cadeira assegurada nas quartas de final.  Rio Branco (6º/22), Vocem (7º/21), Ska Brasil (8º/20), Grêmio Osasco Audax (9º/20) e União Agrícola Barbarense (10º/19) disputam as três últimas vagas.

O Ska Brasil (uniforme azul) bateu a União Agrícola Barbarense e ficou mais perto de um lugar nas quartas de final da A4 – Foto: George Damasceno /FC Ska Brasil

Depois de um período de resultados ruins que o deixaram inclusive na “lanterna” (16º) do torneio, o Ska Brasil está invicto há sete jogos, incluindo o triunfo em casa por 1×0 diante da União Barbarense.  O Águia de Santana de Parnaíba, portanto, carimbará sua vaga para as quartas de final, independentemente dos demais resultados se derrotar o Nacional (11º/16), oponente já sem chances de avançar, no estádio da rua Comendador de Souza, na cidade de São Paulo.

Para o Osasco Audax as perspectivas de passar adiante estão menos favoráveis, mas os 3×0 impostos ao Vocem, em Assis, o manteve matematicamente no páreo; a equipe osasquense está empatada com o Ska Brasil, mas com uma vitória a menos (5×4). Seu último duelo neste turno transcorrerá no estádio do Rochdale, onde receberá o Penapolense (12º, com 15, também já eliminado). Vencer a Pantera do Noroeste será indispensável; entretanto, além dos 3 pontos, o time osasquense precisará de tropeços de ao menos dois dos seus três concorrentes diretos que estão à sua frente — nesta ordem Rio Branco (6º, 22), Vocem (7º, 21) e Ska Brasil (8º, 20).