Início Cidades Osasco assina protocolo de intenções com Curitiba por iniciativas de segurança...

Osasco assina protocolo de intenções com Curitiba por iniciativas de segurança alimentar e combate à fome

1857
0
Foto: Fernanda Cazarini/Secom/PMO

Acordo entre Osasco e Curitiba visa colaboração bilateral para ações de segurança alimentar e combate à fome
Na quarta-feira da semana passada, dia 20 de março, durante a realização da Smart City Expo Curitiba 2024, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) assinou com o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca (PSD), um protocolo de intenções para promover o intercâmbio técnico para iniciativas de segurança alimentar e combate à fome entre as duas cidades.
A parceria foi divulgada pela Prefeitura de Osasco que, com a iniciativa, pretende adotar programas de segurança alimentar já implantados em Curitiba, como a Fazenda Urbana, o Armazém da Família e o Mesa Solidária. “É uma honra nos inspirarmos em Curitiba, estamos muito entusiasmados com essa parceria. Juntos, poderemos desenvolver e implementar ações concretas que promovam a segurança alimentar em nossas comunidades”, destacou Lins.
O acordo tem como objetivo desenvolver uma colaboração bilateral para ampliar as atividades voltadas à alimentação saudável, agricultura urbana e a conscientização sobre a educação alimentar. Osasco e Curitiba se auto intitulam “municípios que desenvolvem políticas públicas de alto impacto social na segurança alimentar, em inovação e tecnologia”.
“Entendemos que cidades inteligentes, humanas e inclusivas priorizam a transformação da vida das pessoas. São esses valores que aproximaram as duas cidades, equipes técnicas e seus gestores públicos, resultando em um protocolo de intenções e cooperação inédito entre as cidades”, disse João Pucciariello Perez, secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social de Osasco.
Com a assinatura do termo de cooperação, as cidades procuram demonstrar o compromisso com a promoção da sustentabilidade e inovação para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus habitantes.
De acordo com a Prefeitura de Osasco, “essa cooperação vai permitir o intercâmbio técnico, a realização de eventos em conjunto, o desenvolvimento de projetos e a criação de um comitê gestor para o acompanhamento e a coordenação de ações envolvendo os municípios no combate à fome e insegurança alimentar”.
Ambas as prefeituras não divulgaram, no entanto, quais as primeiras ações práticas e eventual cronograma de atividades a serem desenvolvidas em breve.

O prefeito Rogério Lins (ao centro) exibe o termo de cooperação, tendo à sua esquerda (no foto, à dir.) o prefeito de Curitiba, Rafael Greca – Foto: Pedro Ribas/SMCS