Início Política Regional Morre o ex-deputado estadual Campos Machado, detentor de nove mandatos consecutivos...

Morre o ex-deputado estadual Campos Machado, detentor de nove mandatos consecutivos na Alesp

451
0
O ex-deputado atuou durante 36 anos consecutivos com mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. - Foto: Arquivo/PZ

O corpo do ex-deputado estadual Campos Machado foi velado no último final de semana, entre os dias 6 e 7 de janeiro, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Familiares, amigos e autoridades de diversos campos políticos estiveram presentes para se despedir de um dos mais longevos deputados paulistas.
Antônio Carlos de Campos Machado faleceu na madrugada de sábado, 6/1, em São Paulo, aos 84 anos. Ele estava internado para tratar uma leucemia, que segundo familiares descobriu recentemente.
Advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo, Campos Machado dedicou 36 anos consecutivos ao Legislativo Paulista (1987-2023). Nesse período, trabalhou em mais de 4 mil iniciativas legislativas, com quase 300 Projetos de Lei aprovados, alguns com repercussão nacional, tais como a gratuidade no transporte público estadual para pessoas acima de 60 anos; lei da liberdade religiosa; lei de acesso às praias para pessoas com deficiência; entre outros.
O presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), destacou a importância de Campos Machado para a Casa. “Tive a satisfação de conviver com ele como deputado na Assembleia Legislativa. O Campos Machado dedicou sua vida ao parlamento paulista. Transmito meus mais sinceros sentimentos neste momento de perda e dor a todos os familiares e amigos do amigo Campos Machado”, declarou.

TRAJETÓRIA

Nascido em Cerqueira César, Interior de São Paulo, em 1939, Campos Machado chegou a advogar para o ex-presidente da República Jânio Quadros. De acordo com a própria biografia, era guiado pelo princípio janista da “defesa de uma sociedade mais justa”.
Ele foi eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 1987, para a 11ª legislatura. À época, integrou a Assembleia Constituinte, que resultou na Constituição Estadual de 1989.
Depois de nove mandatos consecutivos, cumpridos entre 1988 e 2023, Campos Machado não conseguiu a reeleição no pleito de 2022. Por isso, mesmo aos 84 anos de idade, trabalhava de olho nas futuras eleições e fortalecimento de seu partido. Recentemente, havia se filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Antes, foi presidente estadual do Avante e, durante décadas, o principal líder do PTB em São Paulo.
Dentre as inúmeras personalidades que compareceram ao seu velório, estiveram também o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) e o atual vice-presidente da República e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).
Campos Machado deixa a mulher, Wilma Campos Machado, e três filhos. Após o término do velório no Hall Monumental da Alesp, o enterro foi realizado, no domingo, 7, no Cemitério Parque Morumby, na Zona Sul da Capital paulista. A missa de 7º dia em homenagem ao ex-deputado será realizada nesta sexta-feira, 12, às 19 horas, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, à avenida Dr. Arnaldo, 1.831.