Início Geral PZ Governo de SP publica edital para acordo de débitos de ICMS inscritos...

Governo de SP publica edital para acordo de débitos de ICMS inscritos na Dívida Ativa

959
0

Já está valendo oficialmente desde a quarta-feira da semana passada, dia 7 de fevereiro, o novo programa criado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/SP), o Acordo Paulista, que pretende auxiliar os contribuintes que querem empreender, gerar novas oportunidades e regularizar sua situação fiscal com o Estado. Com a iniciativa, o governo de São Paulo oferece a possibilidade de parcelamento dos débitos em até 120 vezes e descontos de até 100% em juros de mora.
Segundo o governo paulista, atualmente a Dívida Ativa no Estado reúne mais de 7 milhões de débitos inscritos, tais como ICMS, ITCMD e IPVA, e totaliza aproximadamente R$ 408 bilhões.
A Lei nº 17.843/2023 que trata sobre o tema foi assinada pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 7 de novembro de 2023, mas na quarta-feira passada, dia 7/2, sua regulamentação foi formalizada pelo Edital nº 01/2024 publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (Caderno Executivo – Seção III, pág. 62), com chamamento aos contribuintes com débitos de ICMS inscritos em Dívida Ativa.
A procuradora-geral do Estado, Inês Maria Coimbra, observa que o programa foi criado para sanar um problema que afeta todas as procuradorias do país. “Esse projeto é fruto de um primoroso trabalho, feito a muitas mãos pelos procuradores do Estado. Ele traz as melhores e mais modernas práticas para a cobrança da Dívida Ativa, evitando que o contribuinte ingresse na justiça, que consome precioso recurso público”.

PRIMEIRA CHAMADA: ICMS

Além dos 100% de desconto em juros de mora, o primeiro edital permite 50% de desconto em multas, a possibilidade do uso de precatórios e de créditos acumulados de ICMS. Poderão ser incluídos na transação todos os débitos de ICMS inscritos em dívida ativa, observado o regramento previsto no art. 43 da Lei nº 17.843/23 e o edital publicado.
A adesão ao edital de transação excepcional dos juros de mora de ICMS será feita pelo site www.dividaativa.pge.sp.gov.br/transacao, onde também são encontradas mais informações sobre o programa. O prazo começou no próprio dia 7 de fevereiro e vai até 30 de abril de 2024.
Nos próximos meses, a PGE deverá publicar novos editais para transação de outros débitos.