Números divulgados nesta semana por uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) apontam que o Dia das Mães deste ano deve levar 28,3 milhões de pessoas às compras em todo o Estado de São Paulo. A data é considerada pelo varejo a segunda melhor do ano para vender, ficando atrás apenas do Natal.
De acordo com o levantamento, cada consumidor deve comprar em média dois presentes, totalizando um ticket médio de R$ 258,00. Estima-se que serão injetados R$ 10,1 bilhões na economia paulista. Cerca de 34% dos entrevistados pretendem pagar os presentes no PIX, 33% no cartão de crédito parcelado, 26% no cartão de débito e 22% no dinheiro.
“A data é fundamental para o varejo brasileiro e paulista. Acabamos de sair do período de Páscoa, que é tradicionalmente forte para o setor de doces e confeitaria; para aquecer os demais segmentos, o Dia das Mães cumpre um papel importante”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
A pesquisa aponta que roupas, calçados e acessórios deverão ser os itens mais procurados pelo consumidor (46%); logo em seguida, os perfumes marcam 42% de preferência, por último estão os chocolates, com 23% de escolha de compra.
A compra realizada em lojas físicas ainda é maioria para o período, com 72% dos entrevistados afirmando que irão até o comércio comprar os presentes para o Dia das Mães; desse total, 31% têm preferência de realizar as compras em um shopping center; já 18% dizem preferir lojas de rua.
O comércio digital foi escolhido por 40% dos entrevistados: desse total, 57% afirmam buscar sites de varejistas nacionais para a compra, 51% buscam varejistas internacionais, e 35% optam por sites de roupas tradicionais.
A pesquisa mostra que os homens possuem uma intenção maior de presentear as mães, com 79,5%, contra 78% das mulheres. Os jovens entre 18 e 34 anos também são os mais propensos a consumir na data, 86,6%; pessoas entre 35 e 54 representam 79,2% do público consumidor, maiores de 55 anos marcam 64,4%.