Início Política Regional Definição das candidaturas a prefeitos na região chama atenção pelas escolhas dos...

Definição das candidaturas a prefeitos na região chama atenção pelas escolhas dos candidatos a vice-prefeitos

1339
0

Assim como ocorreu no primeiro final de semana previsto pelo Calendário Eleitoral, entre 20 e 21 de julho, também na semana passada ocorreram por toda a região diversas convenções político-partidárias com o propósito de homologar (aprovar) os nomes dos candidatos que passam a formar suas chapas para a disputa da eleição municipal de outubro próximo.
Ao menos seis convenções de destaque foram realizadas no sábado, dia 27 de julho e, por uma coincidência curiosa, algumas delas acabaram chamando mais atenção pela divulgação dos nomes que foram definidos como candidatos a vice-prefeitos. Isso porque, obviamente, todos os pré-candidatos ao cargo de prefeito já eram conhecidos e as convenções tinham apenas a missão de confirmá-los como candidatos.

GERSON E LAU

Assim aconteceu, por exemplo, na convenção do Podemos em Osasco, que apenas confirmou o nome do atual deputado estadual e ex-secretário municipal Gerson Pessoa ao cargo de prefeito. A convenção de seu partido, que reuniu ainda o PSD, União Brasil, PP, Agir, PRD, Solidariedade, Avante, PSB, MDB, Republicanos, PDT, PL, Mobiliza, PRTB e a Federação PSDB/Cidadania, aconteceu no sábado, 27/7, no ginásio da Fito, no Jardim das Flores.
Milhares de pessoas compareceram ao evento que teve como principal mestre de cerimônias o atual prefeito Rogério Lins (Podemos), que subscreve a candidatura do cunhado Gerson Pessoa; e que, dentre as inúmeras autoridades, contou também com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Há algumas semanas, o próprio prefeito Lins havia divulgado que o nome do candidato a vice-prefeito sairia do PSD, partido presidido na cidade por Lau Alencar e que tem articulação nacional sempre muito bem encaminhada por Gilberto Kassab. Até há alguns dias, dentro do partido, especulava-se sobre os nomes do atual vereador Ribamar Silva; do próprio presidente municipal da legenda, Lau Alencar; e do secretário municipal Luciano Camandoni. Ribamar Silva deixou a corrida ao anunciar, na semana passada, que visa agora assumir o posto de deputado federal, já que é suplente do partido na Câmara Federal e uma vaga em Brasília já se avista em seu favor.
No sábado, durante a convenção, a escolha foi revelada e recaiu sobre o presidente municipal do PSD, Lau Alencar que, se nunca cumpriu um cargo eletivo na cidade, conhece como poucos o trâmite da máquina municipal, já que ocupou o cargo de secretário por diversas vezes e em diferentes administrações; e sempre se manteve topo do cenário eleitoral da cidade por conta de sua aprimorada articulação política e relacionamento com Gilberto Kassab.
Em seu discurso aos convencionais presentes, Gerson Pessoa resumiu: “A gente está aqui hoje, não pensando em Osasco só nos próximos quatro anos; estamos aqui pensando em Osasco para os próximos 10, 20, 50 anos. Eu tenho clareza da responsabilidade que estou assumindo aqui; que vou todos os dias fazer o meu melhor pra que Osasco continue o seu legado e que nós possamos fazer ainda muito mais”, enfatizou.

EMIDIO E MARILU

Ainda em Osasco, no mesmo sábado, 27/7, aconteceu na Associação Atlética Floresta a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), que confirmou o nome do ex-prefeito Emidio de Souza como candidato majoritário à eleição deste ano. A reunião contou ainda com a adesão dos partidos PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade e PSol; e presenças como os deputados estaduais Eduardo Suplicy, Mônica Seixas e Carlos Gianazzi; os deputados federais Carlos Zarattini e Juliana Cardoso; além do presidente estadual do PT, Kiko Celeguim.
Durante o encontro, Emidio, que já foi prefeito de Osasco por dois mandatos, também surpreendeu ao apresentar sua candidata a vice-prefeita, a professora e autointitulada cientista política Marilu Campos. Sem histórico de uma atuação política mais presente no chamado “primeiro escalão da política” na cidade, Marilu é presidente municipal do PSol.
Ao anunciar o nome da escolhida, Emidio disse: “quero apresentar para vocês uma mulher extraordinária pra assumir o papel de candidata a vice-prefeita e que vai estar comigo na nossa chapa da vitória, a companheira Marilu”.

BETO E DRª. CLÁUDIA

Outra convenção realizada no sábado, 27/7, aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Correia, em Barueri, para homologar a candidatura de Beto Piteri, do Republicanos, a prefeito da cidade. Certamente, foi a que mais reuniu público em toda a região, extrapolando a capacidade de lotação do ginásio e que, segundo seus organizadores, teria atraído cerca de 12 mil pessoas.
Piteri é o atual vice-prefeito e também já foi chefe do Executivo na vizinha cidade de Jandira, isso nas décadas de 1980 e 1990. Atuou recentemente como secretário de Obras ao lado do atual prefeito Rubens Furlan (PSB), de quem recebe apoio para sua sucessão, com apoio ainda dos partidos Podemos, Solidariedade, PR, PSB e das federações PSDB/Cidadania e PT, PCdoB e PV.
Pelo menos nesse caso não houve surpresas em relação à escolha da candidata a vice-prefeita, a atual vereadora Dra. Cláudia Marques (PSB). Ela é esposa do também ex-vereador e ex-secretário da Saúde da cidade, Dr. Antônio Marques, e já vinha sendo anunciada como pré-candidata a vice-prefeita desde o último mês de abril.
A estratégia, neste caso, parece ser simples: como o setor da saúde recebe críticas pela cidade, a ideia de inserir uma médica (pediatra e alergologista) na chapa, visa mostrar ao eleitorado que o setor receberá maior atenção em caso de vitória na eleição.
Em suas redes sociais, Beto Piteri escreveu: “Barueri está se levantando para falar alto que o trabalho não pode parar. Nossa cidade não quer andar pra trás. Nossa cidade não quer o passado… nossa cidade quer o futuro! Vamos em frente!”.

GIL E SILVIA

Hoje se identificando como oposição ao atual governo barueriense, o ex-prefeito da cidade por três mandatos, Gil Arantes, se apresenta como candidato a prefeito pelo União Brasil. Sua convenção, também realizada no sábado, 27 de julho, reuniu simpatizantes e lideranças também ligadas aos partidos Avante, Mobiliza, PDT, PL, PP, PRTB, PRD, PSD e Agir.
Nesse encontro certamente surgiu a maior surpresa de todas as convenções até agora, quando Gil Arantes declarou que a candidata a vice-prefeita será sua esposa e ex-primeira-dama Silvia Arantes, atualmente filiada ao PL. Em geral, quando os partidos se unem em torno de uma candidatura, a composição entre eles é natural para a composição da chapa. Silvia Arantes, por exemplo, está filiada ao PL e o candidato Gil é do União Brasil, o que se configura claramente nessa composição.
Entretanto, não é muito comum a escolha de uma pessoa da própria família para tal composição, pois pode denotar que outras forças políticas não estariam em condições de pleitear tal indicação. Silvia Arantes, no entanto, é muito conhecida e querida na cidade e, portanto, isso pode ter motivado tal escolha.
Gil ainda complementou informando que a escolha também se baseou em pesquisa junto à população: “Foi pensado, estudado, fizemos várias pesquisas e entrevistas com a população da nossa cidade e nós chegamos ao nome que vocês conhecem, que está nas ruas todos os dias. O nome dela é Silvia Arantes!”, disse durante a convenção.

JOSÉ ROBERTO E GUTO

Também realizada no sábado, dia 27 de julho, a convenção do PSD em Carapicuíba serviu para homologar a candidatura do professor José Roberto. Esse sim, quando apresentado pré-candidato pelo atual prefeito Marcos Neves (PSDB), em abril último, foi tido como a maior surpresa em toda a região e poderia causar um “racha” no grupo político por possivelmente ferir interesses de outros postulantes ao cargo, como a atual vice-prefeita Gilmara Gonçalves (PSB) ou o vereador Guto (Podemos).
A escolha do candidato a vice-prefeito, logicamente orientada por Marcos Neves, recaiu sobre o atual vereador Guto. Os quatro – Neves, José Roberto, Guto e Gilmara – agora se apresentam sempre em conjunto, quase fazendo “juras de amor” entre eles, o que deve ser fundamental para a campanha em favor de José Roberto.

RAUL E ROGE

Por fim, quem também promoveu sua convenção no sábado, 27/7, foi o ex-prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Raul Bueno, que tentará retornar ao poder Executivo pelo Republicanos. Raul foi prefeito da cidade por três mandatos e hoje se apresenta como oposição ao atual governo. Sua convenção contou com o apoio de partidos como o Avante, PDT, Podemos, PSDB, PP, Rede e União Brasil
Também neste caso não houve surpresas em relação à escolha do candidato a vice-prefeito, já que o atual vereador Roge Baudichon (União Brasil) já vinha sendo anunciado como parceiro da chapa de Raul Bueno há algum tempo.
Sobre a composição, Raul declarou: “Nós unimos a experiência com a juventude, para que nós possamos, a partir do ano que vem, fazer a melhor administração da história dessa cidade”, salientou o candidato a prefeito.

PARA ENCERRAR

O Calendário Eleitoral orientado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o dia 20 de julho como data inicial para a realização das convenções partidárias e a próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, como prazo final.
Assim, este final de semana será também o que encerrará tais reuniões, que terão, em resumo, as seguintes definições: neste sábado, 3/8, serão confirmados os candidatos a prefeito de Barueri pelo MDB (Fabião), de Itapevi pelo Podemos (Teco), de Pirapora pelo MDB (Gregorio) e de Santana de Parnaíba pelo PSD (Silvinho Filho). No domingo, dia 4, Sergio Ribeiro deve confirmar sua candidatura a prefeito de Carapicuíba pelo PT (ver quadro com endereços e horários).