Em entrevista coletiva de imprensa concedida na quarta-feira, 15, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou as ações adotadas pelo governo para agilizar a entrega de documentos solicitados e já emitidos pelo Poupatempo e pelo Detran.SP.
Segundo o governador, a partir da próxima segunda-feira, 20, o Poupatempo e o Detran.SP passarão a entregar pelos Correios, de forma gradual, cédulas de identidades (RG) e CNHs emitidas antes do início da quarentena no Estado. A medida é válida para todas as unidades e as postagens serão feitas de acordo com a data de atendimento nos postos. Os primeiros a receber serão os cidadãos atendidos em março para solicitação de RG. Na semana seguinte, a entrega será de CNHs emitidas entre janeiro e março. Em outra etapa, Poupatempo e Detran.SP contemplarão pedidos de Carteiras de Identidade em atendimento nos meses de janeiro e fevereiro.
A iniciativa tem o objetivo de evitar deslocamentos dos cidadãos a esses postos, contribuindo para o isolamento social e diminuindo riscos às pessoas em meio à pandemia do coronavírus.
Neste primeiro momento, serão entregues 195 mil documentos que já estão prontos: 130 mil RGs e 65 mil CNHs. A entrega será realizada nos endereços de cadastros e não haverá cobrança aos cidadãos pelo recebimento do documento em casa. A estimativa é que aproximadamente 15% do total de documentos nos postos não puderam ser entregues por inconsistência cadastral, como a falta de endereço. Caso o solicitante não receba a correspondência em até três semanas, deverá entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão: o Fale Conosco, no portal do Poupatempo; ou o Fale com o Detran.SP, no site do órgão.
DRIVE THRU PARA CRV
Desde a quinta-feira, 16, o Detran. SP está entregando, por sistema drive thru, os Certificados de Registro de Veículos (CRV) aos motoristas que precisam do documento com urgência. São priorizados os casos de conclusão de vendas ou necessidade em virtude de inventário. Posteriormente, a ação será estendida para atendimento a toda a população. A medida é válida para unidades do Detran.SP em todo o Estado.
Desde o dia 1º de julho, o Detran.SP já vem entregando o CRV no mesmo sistema drive thru para despachantes, profissionais responsáveis por cerca de 70% dos documentos de veículos retidos nos postos. Para evitar aglomerações, o atendimento ocorre com agendamento prévio de data e horário pelo Sistema de Gerenciamento dos Serviços de Cadastro de Registro de Veículos (e-CRVsp).
A partir da quarta-feira, dia 22, o órgão fará entregas via drive thru para solicitações realizadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), também mediante agendamento prévio. Cerca de 10 mil CNHs emitidas por essa categoria estão prontas para serem entregues.
Em todos esses casos – de solicitações de urgência, de despachantes ou de CFCs – o interessado deverá manifestar seu interesse pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).
Uma vez agendada a retirada, o motorista não precisará sair do veículo retirar a documentação.